Saber como fazer uma apresentação em PowerPoint é uma habilidade exigida em praticamente todas as profissões. Afinal, em algum momento, sempre precisamos expor resultados ou ideias para outras pessoas. Então, devemos fazer isso de forma profissional.

O PowerPoint é uma ferramenta poderosa com centenas de recursos, os quais você só dominará após muito estudo. Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, preparamos este post para você!

Por que fazer uma apresentação em PowerPoint?

Por mais relevante que seja o conteúdo da sua fala, é muito difícil prender a atenção do público por muito tempo. Há quem diga que nosso tempo de concentração máximo não ultrapassa alguns minutos.

Portanto, é preciso lançar mão de estratégias para manter as pessoas engajadas por mais tempo. Nesse sentido, os recursos visuais ajudam bastante, pois orientam a atenção da nossa mente e evitam as famosas “viagens para o mundo da lua”.

astronauta-flutuando

Como explicamos, o PowerPoint é completo para a elaboração de apresentações, sendo superior a vários concorrentes. Nele, você poderá inserir imagens, tabelas do Excel, gráficos, vídeos, animações, GIFs, entre tantos outros recursos.

Além disso, há diversas ferramentas de design dos slides e, em algumas versões, você pode utilizar a inteligência artificial para melhorar as suas escolhas.

Como fazer uma apresentação em PowerPoint?

A seguir, separamos as melhores dicas de PowerPoint para os iniciantes. Acompanhe!

Roteirize sua apresentação

Quando você cria um roteiro da sua fala, organiza melhor as informações de forma a facilitar a compreensão do público.

Uma excelente técnica para isso é fazer uma gradação dos assuntos: inicie com os conceitos mais básicos e simples de compreender e, depois, passe para os temas mais complexos.

homem-estudando-slides-de-computador

Outra possibilidade é o storytelling, no qual você apresenta os dados como se tivesse contando uma narrativa.

Não faça conteúdos muito extensos

Os slides ficam bem cansativos quando há textos longos. O principal objetivo de uma apresentação em PowerPoint não é fazer com que você não se esqueça de nada, mas melhorar o entendimento e a motivação do público que veio ouvir a sua exposição, e não ler textos.

Ademais, não coloque no mesmo slide muitos dados numéricos, pois isso dificulta a compreensão.

Mantenha a padronização

Um dos erros mais comuns na hora de montar um PowerPoint é a falta de padronização entre os slides. A pessoa começa utilizando uma fonte no início e, depois, passa para outra.

Ela aplica um layout com um padrão diferente em cada slide. Isso deixa o produto final esteticamente feio e, certamente, seus ouvintes comentarão sobre isso no final.

Utilize recursos visuais

O ideal é nunca montar uma apresentação só com textos, mas inserir elementos gráficos para facilitar a compreensão:

  • parágrafos muito grandes podem ser convertidos em diagramas fornecidos pelo próprio software;
  • números e estatísticas podem ser organizados em tabelas ou transpostos para gráficos;
desenho-do-quadro-de-uma-cabeca
  • alguns conceitos podem ser substituídos completamente por imagens, que servirão como âncoras para a fala, etc.

Estamos na era dos memes da Internet. Então, em apresentações mais descontraídas, não deixe de colocar as principais tendências para criar um vínculo com o público.

Entretanto tudo deve ser feito com bastante moderação, pois há o risco de sobrecarregar a visão do espectador com o excesso de elementos.

Você deve ter percebido que saber como fazer uma apresentação em PowerPoint não é uma habilidade tão simples quanto parece. Quanto mais você conhece as técnicas, melhor fica o resultado.

Por essa razão, um curso profissionalizante pode ser uma excelente opção!

Conhece alguma pessoa que precisa dessas dicas? Então, não deixe de compartilhar nosso post nas redes sociais!