Já pensou em ser  tosador e banhista  de cães? Nunca? Leia todo o artigo pois… poderá se surpreender com a oportunidade!

E, a primeira coisa que deve saber é que você pode entrar no mercado de trabalho, sem ter que fazer uma faculdade.

Não porque você possa fazer as coisas de qualquer jeito!

Mas, porque é uma profissão que se aprende na prática e só tem um requisito fundamental:

 Fazer um curso para aprender sobre os principais cuidados durante a execução do banho e tosa.

E se você pensou que por amar animais tem mais chances, acertou!

Pois é, sem dúvida, é uma das coisas mais relevantes para se dar bem na profissão, mas, preste atenção: não pode ser da boca para fora!

É preciso ter uma dedicação real, próxima, de afeto verdadeiro com os bichinhos e não é difícil entender o porquê.

Imagine o seguinte: você tem uma cadelinha que já está com seus doze anos de idade e resolve levá-la para uma tosa porque é verão.

Porém, o tosador é um camarada sem paciência, que não sabe lidar com uma cadelinha já meio cega e com outras complicações.

Compreende o drama? Nesta profissão, muito mais do que saber o que faz o banhista, ou o que faz o tosador, você precisa ter uma relação verdadeira com os animais.

Principalmente, porque quanto melhor tratá-los, melhores serão as suas possibilidades de ganho e isso também não é difícil de entender.

Então, vamos começar falando um pouco sobre o mercado de trabalho para tosador e banhista.

Gato-sendo-acariciado-Tosador e Banhista

Quais as principais características do mercado de trabalho do  tosador e banhista 

Da forma como começamos o texto, parece que tosadorbanhista  são coisas diferentes, mas, isso não é verdade.

Quem dá banho, tosa e quem tosa, dá banho, normalmente. Porque mesmo que você venha a trabalhar em um grande petshop ou casa especializada, na prática, existe um rodízio.

Então, já podemos deixar essa impressão de lado. Se você vai ser uma coisa, vai ser a outra, automaticamente.

Em segundo lugar, há duas coisas importantes a saber sobre petshops e empresas especializadas em banho e tosa:

  • Escassez de mão de obra qualificada: existem cursos livres para tosador e banhista, mas, a verdade é que faltam pessoas qualificadas e portanto, as empresas contratam qualquer um. 

Literalmente! Se os donos de animais soubessem disso seria uma lástima.

A boa notícia é que, se você for uma pessoa dedicada, pode encontrar um caminho muito rápido para se destacar nesse meio.

  • Salários baixos, mas, não tanto: a má notícia é que justamente pela falta de mão de obra qualificada e pelo fato de precisar testar várias pessoas, as empresas costumam pagar salários iniciais baixos.

Mas, neste ponto temos uma oportunidade que nem todo mundo percebe!

Vamos insistir neste ponto, porque pode ser importante que você perceba a oportunidade da qual estamos falando.

Pouquíssimas pessoas fazem curso para dar banho e tosar cachorros, possivelmente, porque acham que é um trabalho simples e mal pago.

Então, você pode entrar no mercado exatamente como elas, sem fazer um curso; mas, neste meio tempo, pode descobrir um trabalho para o resto da vida.

Sabe porquê? Porque não é um trabalho simples e só é mal pago, se você o encarar como um trabalho temporário.

Porque talvez não tenha uma visão abrangente do que é o mercado voltado para animais de estimação, independente do banho e tosa.

Porque talvez, eu deva explicar isso para você, então, vamos lá, com calma e paciência.

O mercado para animais de estimação e as perspectivas do banhista e tosador

Banho-e-tosa

Quando você anda pelas ruas, o que você vê? Olhe com atenção.

Praticamente todo mundo tem algum animal de estimação.

E estas pessoas consideram estes animais como membros da família; em alguns casos, como seus únicos companheiros.

Para muitas destas pessoas, não há limite para o que podem gastar para garantir que seus bichinhos sejam bem cuidados.

Isso inclui o tipo de ração, os acessórios, brinquedos, roupas e qualquer outro gasto que considerem necessário.

Mais do que isso, não é apenas uma questão de dinheiro, mas, de confiança e é aí que está a sua grande oportunidade.

Em se oferecer como uma profissional que realmente se importa com o bem-estar dos animais dos quais cuidará, compreende?

Sabe porque isso é tão importante? Porque a maioria dos ditos “profissionais” do mercado tem uma visão puramente financeira das relações com os animais.

O seu papel neste jogo, é ser diferente. É ser a pessoa que se importa, que se preocupa com o seu trabalho e com a saúde dos animais.

Então, se ainda não ficou claro, vamos construir juntos uma carreira, a partir do primeiro lugar onde trabalha o banhista ou tosador.

Cachorra-no-colo

Construindo uma carreira no mercado de trabalho de tosador e banhista

Quando falamos do mercado de trabalho do tosador ou banhista, estamos falando de uma estrada longa, mas, que pode ser muito lucrativa.

Se você focar apenas em quanto ganha o banhista iniciante, pode se decepcionar e desistir rapidamente, mas, o mercado é maior do que isso.

Então, digamos que você, sem experiência alguma, apenas gostando de animais, comece a procurar emprego nesta área.

Honestamente, não deve ser difícil conseguir o primeiro emprego. Principalmente, porque como eu disse, qualquer um é contratado.

Se ainda não chegou a sua vez, continue insistindo. A rotatividade é grande e a sua vez chegará.

E quando chegar, lá estará você, descobrindo na prática, quanto ganha o tosador e banhista, que normalmente, é apenas um salário-mínimo.

Se tiver sorte e morar em uma cidade grande, é possível que encontre algo melhor, mas, na maioria dos casos é isso mesmo.

Mas, não é neste salário que está a grande oportunidade, é no futuro. Na clientela e nas relações de confiança que você pode construir.

Ou seja, neste ponto estamos falando de uma opção pessoal. Você realmente quer trabalhar com animais? Quer fazer disso uma opção de vida?

Você pode até não ter certeza disso neste momento e isso é absolutamente natural, mas, é importante saber o que vem pela frente.

Ou ao menos, o que pode vir pela frente, caso queira continuar no caminho de tosador e banhista.

Afinal, ninguém tem o direito de te julgar se decidir mudar de ideia.

Porém, caso se mantenha no rumo, qual o caminho óbvio a ser seguido? Mais uma vez, sendo bastante direto: abrir o seu próprio negócio.

Mais do que isso, oferecer outros serviços além de banho e tosa. Pode parecer demais para este momento da sua vida, mas, estamos falando sobre possibilidades.

Tosador e Banhista

Iniciando como banhista e tosador, outras portas se abrirão

Sobre este ser ou não, um bom caminho para você começar sua vida no mercado de trabalho, considere algumas situações:

  1. O que pode acontecer de pior? Você decidir que não é isso que quer da vida? Sejamos honestos, não seria exatamente uma desgraça.
  2. Você não estudou, não investiu tempo e dinheiro em uma carreira cara, apenas experimentou uma profissão que era próxima de você porque gostava de animais, certo?

Então, digamos que você não desistiu. Digamos que se interessou pelo mercado e percebeu que leva jeito para a coisa.

O que pode acontecer daí por diante? Do que você precisaria? Seria a hora de fazer um curso? Se sim, qual curso?

Já posso até sentir a pequena empreendedora sonhadora dentro de você dizendo: “Sim! Claro que eu quero ter meu próprio negócio!”

Então, não custa especular um pouco sobre como seria este futuro em que você descobriu sua paixão e de quebra, uma profissão para o resto da vida.

Como progredir na vida a partir do emprego no petshop para a profissionalização como banhista e tosador

Para começar, você deve saber que empreender não é para qualquer pessoa. Honestamente, não gostaria de dizer isso, mas, é a pura verdade.

Raciocine comigo e siga as pistas das qualidades que precisará ter:

  • Inteligência financeira: abrir um negócio pode parecer simples, mas, na prática, envolve uma série de conhecimentos e habilidades; principalmente, a capacidade de lidar com dinheiro. Você pode pensar que é fácil, mas, não é.
  • Capital de giro: outro fator importante é que mesmo que você comece de forma humilde o seu negócio, para ganhar dinheiro de verdade, precisa crescer e rápido e aí, é preciso dinheiro, algo que pode ser difícil conseguir para um negócio deste tipo.
  • Capacidade de liderança: e se você achava que dinheiro era a parte difícil, aqui vem uma parte pior ainda; lidar com funcionários e clientes, coordenando a operação do negócio da forma mais tranquila possível. Também não é para qualquer pessoa.

Mas, então estou querendo te desanimar? De forma alguma!

Quero que você tenha consciência de onde trabalha o tosador e banhista e também, saiba o que lhe espera.

Tosador e Banhista

Estas dificuldades não são coisas impossíveis de serem resolvidas, mas, podem ser um problema sério se encarar a profissão como um passatempo.

Entende o que estamos propondo?

Propomos que você faça logo um curso livre online de banhista e tosador, inclusive isso é super fácil e tem várias vantagens, veja:

Vantagens
  • É disponível para pessoas de todas as idades, inclusive para adolescentes;
  • É muito barato, porque não existe a burocracia em excesso;
  • Dá para acessar as aulas em qualquer horário do dia;
  • O conteúdo é objetivo e sem enrolação;
  • Não é longo, pois a carga horária é enxuta.

Além disso, você conquista o certificado de profissionalização em banho e tosa, e isso será um diferencial no seu curriculum, concorda?

Tosador e banhista um começo promissor

Pense bem… você que gosta de animais, considere este tipo de emprego como um começo de vida e então, perceba o mercado que existe por trás dele.

Se descobrir uma veia empreendedora em você, seu futuro pode muito bem ser brilhante como proprietária de um serviço de banho e tosa.

Mais do que isso, de acordo com as tendências de mercado, pode acabar oferecendo vários serviços relacionados, incluindo cuidados veterinários, porque não?

Mas, e se não for este o caso? E se você até gostar de dar banho e tosar os bichinhos, porém, não quiser ter a dor de cabeça de tocar um negócio próprio?

Neste caso, existe uma última possibilidade, que se pensarmos bem, nem é ruim. Na verdade, pode te garantir uma boa renda, sem as preocupações de um negócio “formal”.

Trata-se, mais uma vez, de estabelecer relações de confiança com a clientela de onde quer que você venha a trabalhar.

Já falamos sobre isso, lembra?

O mercado é cheio de profissionais ruins e sua primeira função é se destacar neste meio, se tornando referência como tosador e banhista.

Se fizer isso direito, pode conquistar a confiança de muitos donos de animais de estimação e isso pode te render oportunidades paralelas.

Então, vamos encerrar falando um pouco sobre estas tais oportunidades paralelas.

Moça-assentindo

Se tudo o mais falhar, ainda resta a sua capacidade como banhista e tosador

Pois é, chegamos até aqui e o que você descobriu é que está entre a opção de ganhar pouco pelo resto da vida, ou ter que abrir um negócio próprio.

A má notícia é que isso é verdade. A boa notícia, é que é verdade apenas até um certo ponto.

Afinal, sempre existem alternativas e neste caso, existem basicamente duas, ambas relativamente simples.

Uma, é aproveitar seu tempo e experiência no mercado, para fazer um curso livre, depois de experimentar a profissão por algum tempo.

Você pode até mesmo perceber que se daria bem como veterinária, porque não? Não limite suas opções por se achar incapaz neste momento.

Se lá na frente realmente gostar de cuidar de animais, pode ser que você pense muito diferente a respeito dessa possibilidade.

Mas, como disse, há duas possibilidades e a outra, é se oferecer como cuidadora, aproveitando as relações de confiança com a clientela da empresa em que trabalha.

Lembra da importância das relações de confiança, certo? Porque insistimos tanto nisso?

Porque é o seu passaporte para um trabalho alternativo, bem remunerado e prazeroso.

Aqueles mesmos clientes que levam seus cachorrinhos para tomar um banho, as vezes, precisam viajar e não tem com quem deixar seus companheiros.

Assim, por serem obrigados a contratar alguém para cuidar dos bichinhos, podem pagar muito bem pelos cuidados, desde que você seja a pessoa certa.

E o que é a pessoa certa? Confiança! Sempre a confiança. Você precisa ser profissional em todos os sentidos, como banhista, tosador e cuidador dos animais.

Um-cão-no-banho

A confiança depositada no tosador e banhista é o que mais importa

Precisa saber cuidar dos animais, precisa amá-los de verdade, precisa demonstrar que a pessoa pode confiar a chave de casa para você e também, mais um pequeno detalhe.

Se tiver más intenções, não vai durar muito neste caminho, mas, se quiser ser um profissional respeitado, precisa saber se valorizar.

Enquanto está começando, ganhar 20 reais por uma ou duas noites para cuidar dos cachorros pode parecer uma boa ideia.

Mas, pense nisso como uma profissão, como algo que você tem que se esforçar para fazer e cobre adequadamente.

Como disse repetidamente neste artigo, confiança é uma coisa que não tem preço.

Justamente por isso, você pode cobrar caro, mas, preste atenção: faça por merecer a confiança e cumpra suas obrigações com vontade!

Se fizer isso, terá uma boa alternativa de ganho combinando a profissão de tosador e banhista, com a de cuidador de animais.

Se você gosta de cachorros, pense sobre tudo o que expusemos neste artigo. Não lembra mais? Vamos resumir.

Resumo do que vimos no artigo de hoje:

  • Falamos como você pode encontrar uma forma de ganhar dinheiro, aproveitando o gosto que tem por animais.
Cachorra-com-pelo-cortado
Cachorro-com-flor-no-focinho
  • Vimos, que não é necessário estudar para ser tosador e banhista, mas, também dissemos que um curso livre pode te ajudar na carreira.
  • Entendemos que carreira é essa e algumas das várias possibilidades de futuro, com bons ganhos, se se dedicar a estabelecer relações de confiança com os clientes.

Como sempre, destacamos muito a importância de ser um profissional responsável e aprender a valorizar o próprio trabalho.

Agora, se você se interessou, mas, ainda tem dúvidas, pode ler mais sobre o assunto no link abaixo.

Gostaria de conhecer o curso de Banhista e Tosador?