Olá, hoje, vamos falar sobre uma profissão na qual você talvez não tenha pensado ainda: auxiliar de farmácia.

Sabe porquê? Porque o principal requisito é atenção as tarefas pertinentes à profissão e também para as pessoas com quem você vai lidar.

Isso mesmo, não é necessário nenhum curso (embora um curso livre ajude a conseguir um emprego), para ser atendente ou auxiliar de farmácia.

Então, preste atenção: isso não significa que ter estudo não ajude, nem que você não precisa saber nada.

Pelo contrário, você precisa saber ser um profissional que tem carinho pelo trabalho que faz e é bem verdade que isso é fundamental em qualquer área.

Ou seja, é uma característica que deve carregar com você, independente da profissão que escolher, mas, neste momento, vamos nos concentrar nas farmácias.

E você sabe o que tem lá dentro, não é mesmo? Pessoas doentes e remédios? Calma e pense um pouco melhor.

Pessoas e coisas que elas precisam, porque estão sofrendo por qualquer motivo que seja. Entende a diferença?

Na primeira explicação, você é uma pessoa insensível que não deveria nem pensar em trabalhar em farmácia. Na segunda, você compreende os problemas das pessoas.

Concentre-se nesta segunda característica e vamos conversar um pouco sobre o que faz um auxiliar de farmácia, o trabalho em si e suas obrigações.

Farmacêutica

O que faz o auxiliar de farmácia?

Você já foi a uma farmácia e claro que sabe mais ou menos, como as coisas funcionam, só por ter comprado qualquer coisa lá.

Mas, se pensar bem, você vai perceber que existem muitos trabalhos paralelos acontecendo ao mesmo tempo.

Como auxiliar de farmácia, sua função é jogar exatamente no meio de campo, ou seja, fazer um pouco de tudo, com algumas limitações.

Mas, me permita falar sobre as três principais pontas do trabalho, começando pela mais relacionada ao cargo.

  • Estoque: você já deve ter reparado que nunca falta aspirina em uma farmácia, não é mesmo? Sabe porquê?

Porque alguém se preocupa em controlar o estoque. O problema, é que farmácias lidam com muitos tipos de remédios e principalmente, com datas de validade.

E uma das suas funções é verificar estes estoques.

  • Atendimento: a lei obriga que um farmacêutico formado, esteja sempre presente para atender os clientes.

Mas, você deve fazer alguns atendimentos mais simples, o que inclui ler receitas e conhecer os medicamentos genéricos.

  • Farmacêutico: de vez em quando, o farmacêutico está ocupado com outro cliente e você faz o que? Dá uma de entendida no assunto? 

Não! Você é simpática, atende bem e deixa que o farmacêutico cuide dos casos em que precisar indicar remédios.

 

Uma-prateleira-de-remédios

Este é o básico, mas, na prática, você pode trabalhar como caixa, como repositora, como demonstradora de produtos, enfim, coisas que não estão na descrição do trabalho.

E então, você reclama, certo? Claro que não. Você aproveita para aprender. E nunca vou me cansar de dizer isso: as melhores oportunidades vem, para que tem disposição.

Estamos falando do seu primeiro emprego e quem está começando, precisa aproveitar as oportunidades para aprender o máximo possível.

Agora, vamos falar um pouco sobre onde trabalha o auxiliar de farmácia.

Um farmacêutico-mexe-num-tablet

O mercado de trabalho do auxiliar de farmácia

E lá vou eu falar de farmácia de novo… só que não. Porque uma coisa que você provavelmente não sabe, é que existem vários tipos de farmácia.

Algumas empresas multinacionais, tem pequenas farmácias internas, para os funcionários. Algumas universidades têm farmácias.

Falando nisso, todo hospital tem uma farmácia, ainda que não seja aberta ao público, ou seja, serve apenas para atendimento interno e distribuição de remédios.

Sabe qual a principal diferença entre estas e as que você conhece? Estas podem pagar um pouco melhor.

Mas, isso é relativo e no fundo, tudo depende do seu esforço, como em quase qualquer profissão.

O fato é que o mercado de trabalho do auxiliar de farmácia é um pouco maior do que você imagina e agora, vou te contar outro segredo.

Você sabe que existem clínicas e hospitais veterinários, certo? Pois é, eles também têm farmácias.

Ou seja, se não gostar da sua primeira experiência com pessoas, pode tentar um emprego depois, já com alguma experiência de trabalho, mas, na área veterinária.

Resumindo, as oportunidades existem e não são poucas, até porque, como eu disse, a grande dificuldade dos empregadores é encontrar pessoas sérias e comprometidas.

Este deve ser sempre o seu foco. Se ganha pouco, isso não é motivo para fazer um trabalho ruim. É motivo para procurar outro emprego. 

Se é mal tratada, isso não é motivo para fazer um trabalho ruim. É motivo de denúncia, polícia, processo, outro emprego, qualquer coisa, menos, abrir mão do profissionalismo.

Isso é uma dica tão importante, que quero falar um pouco mais disso, antes de passar para a questão dos salários, até porque uma coisa tem a ver com a outra.

Uma-farmácia-diversificada

O profissionalismo no mercado de trabalho do auxiliar de farmácia

Vamos esquecer um pouco a profissão de auxiliar de farmácia, vamos pensar em você como profissional.

Assim que começar a trabalhar, lembre-se de observar o comportamento dos seus colegas.

Alguns serão ótimos profissionais. Outros, farão o trabalho sem grande entusiasmo e a maioria, será do tipo que não está nem aí.

Está ali pelo salário e ponto. É claro que o salário é importante, mas, o que vai fazer você ser bem-sucedida a longo prazo, na sua vida, é levar o seu trabalho a sério.

As pessoas vão falar de você, te indicar como boa funcionária, reconhecer o seu trabalho e te incentivar.

A menos, claro, que tenha colegas invejosos e isso sempre pode ser um problema, pelo menos, até você se acostumar e aprender a lidar com isso.

Mulher-atendendo

O importante é nunca descuidar das suas obrigações e principalmente, para quem vai lidar com público, como auxiliar de farmácia, atender bem as pessoas.

Mas, eu acho que você é esperta e já entendeu isso, então, para não pensar que o salário neste ramo é ruim, vamos falar sobre isso.

Quanto ganha o auxiliar de farmácia

O piso estimado da categoria é de R$ 1300,00, mas, isso depende muito da situação em que você se encontra.

Digamos que esteja em uma cidade pequena do interior. Devem existir poucas farmácias e também, o salário tende a ser o mínimo nacional.

Uma-calculadora-para-farmacia

Se estiver em uma cidade grande, pode ser maior do que os R$ 1300,00, mas, isso também significa mais exigências, porque há mais concorrência.

E aí você se pergunta: “mas, é isso? Vou ganhar isso para sempre?” Claro que não. Mas, vai ganhar isso por algum tempo.

Em princípio, um auxiliar de farmácia é um ajudante geral, sem conhecimento específico, mas, que tem uma chance de mostrar seu valor em várias áreas.

Por exemplo, digamos que você se dê bem controlando estoques e demonstre uma boa capacidade de liderança.

Se seu primeiro ou segundo emprego for em uma rede de farmácias, pode acabar gerenciando as compras, recebimentos ou a logística da rede.

E nem se preocupe se ainda não sabe o que é isso, porque estou apenas dando um exemplo simples, de que há outras possibilidades no interior do mercado.

Se entrar em uma delas, os salários sobem e as responsabilidades também, é claro. Tudo depende do seu empenho e capacidade de aprendizado.

O que aliás, me lembra que precisamos falar um pouco sobre aprendizado, afinal, da forma como começamos, parecia que você nunca mais precisaria estudar.

Na verdade, se quiser ganhar pouco o resto da vida, apenas sendo responsável e atenciosa, isso até pode ser verdade, mas, se quiser ganhar um pouquinho melhor…

Possíveis cursos para construir uma carreira que se inicia como auxiliar de farmácia

O primeiro curso óbvio, é farmácia, mas, isso é uma faculdade e você talvez não queira pensar nisso agora.

E também é evidente que todas as carreiras da medicina estão ligadas de alguma forma com este trabalho, mas, também são faculdades.

Então, o que você poderia fazer, antes de escolher uma faculdade, que poderia auxiliar na sua carreira?

Baixe-o-E-book

Antes de continuar, vamos lembrar que você pode estar em muitas situações diferentes, mas, é mais provável que esteja em uma farmácia pequena.

Sabe qual a grande vantagem de um negócio pequeno? Com o tempo, você acabará pelo menos, conhecendo todas as funções da loja.

E dentre elas, muitas envolvem a gestão de pequenos negócios, um ramo para o qual existem os cursos livres.

Estes são muito vantajosos, pois:

Vantagens
  • São rápidos e com valor acessível;
  • São bastante práticos, mas também com referencial teórico;
  • Podem ser acessados através da internet;
  • Não há restrição de idade;
  • Não há nenhum pré requisto.

Bastando escolher o que parece mais apropriado para você. Pode até não ser útil no seu primeiro emprego, mas, será depois.

Porque para o segundo, terá experiência prática e os estudos, por mais básicos que sejam, como estoquista, por exemplo, demonstram boa vontade.

Compreende? Você não é alguém que já trabalhou em farmácia e fez um curso de informática (isso é importante, mas, é genérico).

Você é alguém que já trabalhou em farmácia e fez um curso pensando nas necessidades do seu trabalho, do ramo que escolheu trabalhar.

É um bom começo e você deve se orgulhar disso, se seguir por este caminho. Principalmente, deve explicar porque fez o curso em uma entrevista de emprego.

Isso, aliás, mereceria um capítulo à parte, só com dicas sobre como se portar em uma entrevista, mas, vamos deixar para outra hora.

Agora, vamos sonhar um pouco com o futuro, a partir do início como auxiliar de farmácia.

Uma-mulher-medindo-pressão

Até onde você pode chegar agora como auxiliar de farmácia e no futuro…
O motivo da minha insistência sobre a necessidade de você ser uma pessoa aplicada, é porque não há exatamente um limite para o que pode fazer.

Mas, neste momento da vida, é difícil até de imaginar, por isso, vamos construir um caminho possível:

1. Você começa numa farmácia pequena do interior com salário-mínimo. Gosta de atender pessoas e percebe que leva jeito para cuidar do caixa.

2. O dono da farmácia compra um sistema novo para gerenciar o negócio, mas, não sabe mexer direito e manda você estudar.

3. Você aprende a mexer naquele sistema, mas, vem uma crise e acaba demitida. Meses depois, consegue um emprego numa grande rede que usa um sistema diferente.

Mas, como você já teve experiência com outro, sabe que eles são muito parecidos e aprende a lidar com o novo rapidamente.

Seus chefes começarão a perceber que você aprende rápido e depois disso, você fica responsável por algo maior.

Até que em algum ponto, vira gerente de uma das lojas da rede. Termina aí? Só se você quiser.

Vários-comprimidos

Você pode terminar essa história gerenciando um hospital inteiro. Depende inteiramente de você. Do que quer da vida.

E a melhor parte, é que você não precisa decidir isso agora. Começar como auxiliar de farmácia, aliás, é justamente uma chance de experimentar.

Uma chance de ter um primeiro emprego e acumular experiência. Como estará em contato com vários profissionais da área de saúde, poderá trocar ideias com eles.

Mas, acho que você também já entendeu este ponto, então, vamos amarrar esta história.

Auxiliar de farmácia é um bom começo, mas…

Como qualquer outra coisa nesta fase da vida, não precisa ser definitiva. Você não tem a obrigação de adivinhar o que vai acontecer.

Se for uma boa funcionária, pode até receber propostas de outros negócios, que não tenham nada a ver com o ramo farmacêutico.

Moço-numa-farmácia

A vida é assim mesmo. Assim como, pode adorar trabalhar em farmácias e até terminar sendo dona de uma, porque não?

O que importa é ter a consciência que nada vem de graça na vida e as vezes, só trabalhar duro não é suficiente.

Mas, vamos insistir no que é mais importante para você neste momento: começar a trabalhar e não se preocupar com o amanhã.

Apenas fazer o seu melhor, ser responsável e procurar aprender e descobrir o que mais gosta de fazer.

Sabe porquê? Porque hoje em dia, esse papo de que tem que se contentar com qualquer emprego é bobagem.

O que você não pode fazer é abandonar o primeiro, sem ter outro garantido!

Fora isso, não precisa se contentar em passar o resto da vida fazendo uma coisa que não gosta.

E a melhor fase para experimentar, como já disse, é justamente a que você está. Então, se errar na primeira, não perca tempo e passe para a próxima.

Com bom humor e profissionalismo você se “encontra” no mercado rapidinho.

Uma-gaveta-de-remédios

Quer saber onde poderá fazer o melhor curso de auxiliar de farmácia do mercado?

É só acessar o site da NewCenter Educação Profissional e fazer sua inscrição rapidamente para não perder mais tempos.

Veja o resumo deste artigo sobre atendente de farmácia

 Neste artigo, vimos como um auxiliar de farmácia tem muito mais oportunidades do que parece.

 Também vimos que, como em outras profissões, atenção, dedicação, profissionalismo e estudo, podem te levar muito longe.

 Conversamos como arranjar um primeiro emprego.

 E também, que existem cursos livres em diversas áreas relacionadas a atuação em farmácias.

E se você já está até pensando em se aventurar nesta profissão, pode aprender mais e entender melhor sobre as funções de um auxiliar de farmácia, confira.