Uma das fases mais importantes da carreira – e até mesmo da vida adulta – é a conquista do primeiro emprego.

Esse processo, naturalmente árduo mesmo para aqueles que já estão capacitados para o mercado de trabalho, é ainda mais difícil para jovens sem experiência profissional.

Conseguir com que a carteira de trabalho seja assinada pela primeira vez é um dilema que muitos enfrentam.

Sem muito êxito, alguns chegam até mesmo a desistir – uma vez que, frequentemente, são eliminados nas primeiras etapas dos processos seletivos.

Se você chegou até aqui, provavelmente, faz parte desse time que está à procura do primeiro emprego, não é mesmo?

Então, confira a lista que preparamos com sete dicas que vão ajudá-lo a conquistar a tão sonhada colocação profissional, mesmo sem nenhuma experiência no mercado de trabalho. Boa leitura!

Tenha objetivo e foco

Esse período inicial, marcado por inúmeras tentativas de inserção no mercado de trabalho, não é fácil para ninguém.

Mesmo em meio às dificuldades, é preciso que você tenha objetivos claros e bem definidos e saiba exatamente onde quer chegar.

Planejamento.1

Ainda que sequer tenha a certeza da profissão que deseja seguir – fator comum entre os jovens que tentam o ingresso no mercado – você precisa se preparar para as futuras oportunidades.

Para isso, busque sempre por mais conhecimento e, claro, não desista diante dos obstáculos.

Transforme essa fase de instabilidade e incertezas em uma situação oportuna para crescer e amadurecer pessoal e profissionalmente. 

Foque no futuro e tenha em mente que seu momento atual é apenas uma fase de preparação para a grande carreira que está por vir.

Crie um bom currículo

Você deve estar se perguntando como é possível criar um bom currículo, se ainda está à procura pelo primeiro emprego e sequer tem experiências para preenchê-lo. Acertamos?

Escrevendo-currículo

Sabemos que as grandes oportunidades vêm com tempo e preparação, mas, enquanto isso, aproveite para se dedicar a trabalhos voluntários, desenvolver habilidades e talentos, estabelecer conexões com outras pessoas, estudar etc.

Desfrute de todas as possibilidades para adquirir know how e dar um up no seu currículo.

Ainda que seja difícil conseguir um emprego formal agora, as oportunidades de trabalho temporário e o desenvolvimento das suas competências pessoais podem garantir uma boa colocação futuramente.

Amplie seu networking

Você sabe o que é networking?

Essa palavra é muito comum no mercado e se refere à capacidade de tecer uma rede de contatos com diversas pessoas da sua área ou de áreas afins.

O objetivo dessa ferramenta de trabalho é compartilhar interesses profissionais comuns com o maior número de pessoas.

Quanto mais indivíduos você conhece e mais conexões consegue estabelecer, mais terá chances de ter acesso às oportunidades de negócio e ofertas de trabalho.

Networking

Por isso, amplie seu networking, construa uma boa imagem com a sua rede de contatos e aumente as possibilidades de conquistar seu primeiro emprego.

Desenvolva habilidades e competências pessoais

Imagine que você está em uma entrevista de emprego, concorrendo a uma única vaga com outras tantas pessoas tão qualificadas quanto você.

recrutador está em busca de um diferencial para se decidir.

Já pensou que esse diferencial pode ser uma competência pessoal? Isso mesmo! Uma competência pessoal.

Entre uma pessoa tímida e outra mais comunicativa, quem você acredita ter mais chances de conseguir uma vaga no setor de vendas, por exemplo?

Trabalhar sua confiança, proatividade, empatia, espírito de equipe e liderança são dicas preciosas.

As empresas estão à procura de profissionais seguros e capazes de lidar com as situações de maneira assertiva.

Considere esse ponto e use-o a seu favor!

Silhueta

Prepare-se para a entrevista

Antes de qualquer entrevista de emprego, procure saber informações a respeito da empresa que está contratando.

Cause uma boa impressão ao mostrar para o recrutador que você teve o trabalho e o cuidado de pesquisar sobre aquela organização e que você é um profissional interessado e dedicado.

Além disso, controle suas expectativas e ansiedade, seja sincero e, jamais, inclua dados falsos ou exagerados no seu currículo.

Faça um curso profissionalizante

Milhares de pessoas estão na disputa, tentando cruzar a linha de chegada nessa corrida pelo primeiro emprego.

Driblar os “nãos” do início da jornada é um desafio para muitos jovens que, além das dificuldades pessoais como a insegurança, o medo e o despreparo, ainda precisam lidar com a atual situação econômica do país.

Vivemos um momento de retração – cujo cenário aponta para índices de desemprego cada vez mais alarmantes entre jovens.

Curso-profissionalizante

Assim, uma boa alternativa para o momento é buscar por qualificação.

Além de facilitar o ingresso no mercado de trabalho, vai ajudar você a arcar com as despesas até a chegada do tão esperado e seguro registro trabalhista.

Você pode não ter ainda uma formação superior nem mesmo ser detentor de grandes experiências profissionais, mas se você se profissionalizar, esteja certo de que as chances de uma possível contratação são muito maiores.

Tenha paciência, persistência e determinação

E se mesmo depois de seguir todas essas dicas você não conseguir conquistar seu primeiro emprego em um curto espaço de tempo, não se desespere.

Isso é mais comum do que você imagina.

As situações ideais não acontecem da noite para o dia e conseguir uma oportunidade de trabalho não é um processo instantâneo e automático. Não existe um manual de regras ou uma receita de bolo.

Mesmo que receba muitos “nãos” no começo, persista porque o tão esperado “sim” virá se você for paciente, resiliente e determinado durante esse período.

Essas são as nossas dicas para você.

Esperamos que tenham ajudado a entender como agir diante desse momento crucial, que é a busca pelo primeiro emprego.

Planejamento.2

Não desista diante dos obstáculos que vão aparecer e prepare-se para as oportunidades que, certamente, vão surgir.

Capacite-se com uma empresa reconhecida e consolidada no mercado.

Faça desse período de preparação, além de uma chance para se qualificar, um teste vocacional que vai dar a você a certeza sobre qual carreira seguir.

Ficou interessado nesse assunto? 

Entre em contato conosco, pois nós podemos ajudar você a se preparar para viver grandes experiências profissionais!