De repente, você percebe que já está saindo do ensino médio e começa a planejar o ingresso na vida adulta e profissional.

Sabe que terá que enfrentar um mercado repleto de possibilidades, mas bastante competitivo. O que fazer?

Ao sair do colegial é fato que você não terá uma bagagem de experiência para disputar uma vaga de emprego, mas poderá investir no conhecimento, se preparar para curso profissionalizante e desenvolver habilidades e competências durante o período de estudos.

Neste post vamos falar da importância de realizar um curso profissionalizante para dar acesso facilitado a uma profissão, com a vantagem de ser um investimento possível, até mesmo para quem ainda não dispõe de uma renda fixa.

Confira!

Curso profissionalizante

Por que se preparar para um curso profissionalizante?

Muitos jovens, ainda no ensino médio, têm condições de pensar em um curso universitário e no custeio dele, mas se essa não é a sua realidade, saiba que concluir um curso profissionalizante pode ser o elo entre você e a empregabilidade.

O curso profissionalizante apresenta de uma forma rápida, mas eficiente, tudo que uma determinada profissão tem a oferecer, servindo como base para ajudar na tomada de decisão sobre o que estudar e no aprofundamento universitário — quando você terá vivência prática para entender o que professores ensinarem na teoria.

Além disso, esses cursos podem proporcionar uma visão de mercado e organizar suas ideias diante de um conteúdo vasto e cheio de diversidade, ensinando os primeiros passos da profissão, como se comportar dentro de uma empresa e a relacionar-se com os colegas.

Se preparar para um curso profissionalizante é abrir-se ao novo, ao desenvolvimento das percepções do funcionamento corporativo e o papel que cada profissional deve exercer dentro da empresa.

Entrevista-de-emprego

A oferta de cursos profissionalizantes no mercado é grande, por isso, saiba escolher bem onde estudar, para, em primeiro lugar, ter a certeza de que receberá um certificado e que ele será válido.

Analise também a variedade de cursos ofertados, para que ao desejar complementar o aprendizado, você não tenha que migrar para outra instituição e começar novamente o relacionamento com metodologia e proposta diferentes.

Devemos entender o curso profissionalizante como alicerce na construção de uma carreira profissional de sucesso, e esse é um caminho que só abre vantagem competitiva para você que já planeja seu futuro com responsabilidade.

 

O que considerar durante a escolha de um curso profissionalizante?

Valores-Gráficos-Moedas

Valores

Quando não se tem ainda um emprego e uma renda para arcar com as despesas que a faculdade produz, a melhor alternativa é se preparar para um curso profissionalizante, pois o investimento cabe no bolso e o custo-benefício vale muito a pena.

Os valores praticados por uma instituição que oferece cursos profissionalizantes são bem menores que aqueles dispensados à universidade — com desembolso desde o transporte, passando pela alimentação, até os infinitos gastos com xerox.

O material de um curso profissionalizante é direcionado a ensinar as práticas da profissão para você ter a chance de conseguir rápido um emprego, tão logo conclua o curso.

O objetivo é proporcionar um conhecimento específico, para disputar uma vaga de trabalho também específica e que permita receber um salário compatível.

Duração do curso

Os cursos profissionalizantes têm uma duração menor, mas nem por isso têm qualidade inferior.

Pelo contrário, são bem-conceituados no mercado e entendidos como uma boa oportunidade que muitas pessoas têm para melhorar o currículo e estarem aptas a pleitear uma vaga de emprego.

Calendário

Nesse período em que estiver participando de um curso profissionalizante, você vai aumentar sua rede de contatos — com instrutores, colegas, profissionais da escola —, elevar suas chances de ser notado e conseguir uma boa colocação no mercado.

Livro-aberto

Estudos

O conteúdo dos cursos profissionalizantes é pautado na prática desde o início, agilizando o processo de aprendizado e promovendo um conhecimento capaz de dar ao estudante um certificado que ele possa apresentar na hora da entrevista, comprovando que sabe executar determinadas atividades.

Ter um certificado não é garantia de emprego, mas agrega a um currículo ainda em formação e amplia as chances de participar de processos seletivos em empresas que têm preferência por candidatos sem experiência para treiná-los internamente.

Grupo-de-estudos

Rotina

Ao se preparar para um curso profissionalizante, sua rotina será alterada por um novo cenário de estudos com aspectos bem diferentes dos quais você era habituado no ensino médio.

É que o curso profissionalizante tem enfoque no trabalho, nas atividades de uma empresa e no desenvolvimento de habilidades profissionais.

Entre exercícios e trabalhos, com apresentações em grupo e leituras complementares de bibliografias específicas, você vai entender como se comportar diante de situações profissionais que requererem ações rápidas e práticas para solução.

Áreas de atuação

Outro aspecto interessante ao se preparar para um curso profissionalizante é a possibilidade de conhecer a área de atuação e ter a certeza de que é realmente o que deseja para a carreira profissional.

Com isso, você poupará tempo e dinheiro evitando dar início a um curso superior que não tem vontade de estudar.

Existem diversos cursos profissionalizantes que você pode enxergar como teste vocacional para sua decisão de continuidade dos estudos.

Depois que você fizer o primeiro curso, conseguir um emprego e tiver um salário, poderá optar por realizar outros e assim, verificar suas aptidões.

Se preparar para um curso profissionalizante, embora pareça algo simples e sem grande relevância, precisa ser encarado como oportunidade de dar início à vida de sonhos e conquistas, que só dependerão de você e dos seus esforços daí por diante.

O próprio nome sugere dedicação aos estudos com visão de futuro sobre a carreira, o salário e as oportunidades surgidas para alguém preparado como você.

Aproveite a ocasião para desenvolver o conhecimento e se tornar um aluno de referência e um futuro bom profissional.

Trace objetivos claros para sua vida e sua carreira, mantendo-se motivado e disponível a aprender diariamente. Independentemente da área que escolher para a arrancada profissional — saúde, gestão, tecnologia, idiomas, games, operacional — seja engajado, participativo e, acima de tudo, interessado.

Você curtiu este post com as dicas de como se preparar para um curso profissionalizante? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Como conciliar família e estudos” e se torne alguém que entende muito bem do assunto!