Atualmente, o Brasil passa por uma grave crise financeira, deixando milhões de desempregados esperando na fila por um emprego.

Então, quando surge uma oportunidade, centenas candidatam-se e, como bem sabemos, quanto maior o número de concorrentes por vaga, mais elevada será a qualificação exigida de cada um.

Foi pensando nisso que resolvemos criar este artigo mostrando os cursos profissionalizantes em alta no mercado, de modo que seu currículo obtenha destaque e você consiga um retorno financeiro mais rápido sem precisar, a princípio, fazer com curso de graduação por três ou quatro anos e desembolsar uma quantia considerável que não se sabe exatamente quando será reavida.

Setas que definem como iniciara sua vida independente.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto e dar o primeiro passo rumo a um futuro promissor?

Então confira os 6 melhores cursos que podem ser um ótimo atalho para você conseguir um emprego. Vamos lá?

Curso de “Auxiliar veterinário

Profissão

Esse profissional é preparado para auxiliar o médico veterinário com os diferentes processos e atividades, como diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, anestesia, cirurgia, manejo e alimentação de animais.

Confira mais sobre as principais atividades desse profissional:

Profissional tratando da pata de um pobre cão.
FUNÇÃO
  • auxilia o veterinário em consultas, intervenções e emergências;
  • faz a higienização dos animais bem como do ambiente antes de consultas ou intervenções;
  • presta os primeiros socorros;
  • realiza contatos comerciais para a clínica veterinária;
  • auxilia na instrumentação de cirurgias de pequeno porte;
  • ministra medicações e vacina de acordo com orientação e supervisão do Médico Veterinário;
  • recepciona e encaminha clientes para os locais designados;
  • agenda consultas para o médico veterinário;
Cursos profissionalizantes para todos.

Mercado

De acordo com uma pesquisa feita pela infomoney, o mercado de pets brasileiro é o terceiro maior do mundo no que diz respeito a faturamento.

No ano de 2017, estimou-se que cerca de 25 bilhões de reais tenham movimentado esse segmento, representando um crescimento de 7% em relação ao ano de 2016.

Os dados IBGE estão aí para comprovar isso: existem cerca de 132 milhões de animais de estimação no Brasil, o que torna o nosso país o quarto maior em população de pets no mundo.

Isso já diz muito sobre as oportunidades do profissional desse ramo, não é mesmo?

Por isso, se você é apaixonado por animais, mas ainda não têm condições de fazer uma faculdade de medicina veterinária (ou quer ingressar na área para descobrir se é disso mesmo que você gosta), o curso profissionalizante de auxiliar de veterinário é a solução ideal para você!

Profissão

O estudante do curso de Cuidador de Idosos deve se capacitar na assistência à saúde do idoso, proporcionando uma boa qualidade de vida e segurança à família. 

As principais funções são:

Moça que passou pelo curso profissionalizante atendendo as necessidades de idosa.
FUNÇÕES
  • ministração de medicamentos necessários, tomando cuidado com a dosagem e os horários corretos definidos pelo médico;
  • organização e limpeza dos ambientes frequentados pelo idoso, tendo atenção para que acidentes domésticos sejam evitados;
  • massagem e alteração de posição do idoso na cama (caso esteja acamado);
  • auxílio da higiene pessoal;
  • companhia em atividades do cotidiano, passeios, caminhada etc;
  • realização de atividades que aumentem a resistência muscular e coordenação motora (de acordo com o que foi prescrito pelo médico e o estado de saúde da pessoa).

Mercado

Segundo o IBGE, a expectativa de vida nunca foi tão alta, o que gerou a necessidade de pessoas especializadas para proverem assistência aos idosos, uma vez que existem cerca de 20 milhões pessoas que ultrapassaram os 60 anos no Brasil.

O mercado de trabalho oferece bastante oportunidades, já que ele pode trabalhar tanto em ambiente familiar (atendendo em domicílio) quanto em instituições hospitalares (públicas ou privadas), casas de repouso, centros de recuperação etc. 

Contudo, é necessário ter um certificado de um curso da área reconhecido MEC para ter o registro de cuidador de idoso.

Muitas pessoas formadas em enfermagem ou técnicos de enfermagem ou outras áreas da saúde se especializam nessa área, mas, atualmente, já estão disponíveis cursos especializados que têm como foco somente à assistência ao idoso.

“Design Gráfico

Profissão

Propaganda é a alma do negócio e o visual dela é responsabilidade do Designer Gráfico.

O profissional deve ser capaz de trabalhar com diferentes tipos de software de design, possuir boas referências de fontes tipográficas e tendências de design para variados tipos de peças de propaganda para mídias online e offline.

As funções principais são:

Rapaz projetando seu trabalho no seu hardware
FUNÇÕES
  • criar de anúncios para jornais e revistas;
  • elaborar capas de livros;
  • desenvolver identidade visual para empresas;
  • criar layouts para apps de smartphones;
  • elaborar posts e anúncios redes sociais e sites;
  • desenvolver campanhas publicitárias para e-mails marketing.

Mercado

Normalmente, esse profissional trabalha em agências de propaganda, marketing e design, gráficas e setores de marketing de grandes empresas, além de poder atuar como freelancer, atendendo diretamente empresas com necessidades pontuais.

Rapaz projetando seu trabalho no seu hardware

Ele pode ser utilizado como formação complementar de outras profissões como fotógrafos, web designers, administradores de empresas e etc.

FARMÁCIA

Nos últimos anos, as redes de farmácia e drogarias vêm expandindo consideravelmente, o que aumenta também a busca por atendentes nesses estabelecimentos comerciais que saibam vender corretamente o medicamento, já que é ele que estará em contato direto com o cliente.

As atividades predominantes desse profissional são:

FUNÇÕES
  • dispensação de medicamentos, produtos de higiene, cosméticos etc.
  • atuação em procedimentos administrativos da farmácia ou drogaria;
  • recepção ao cliente;
  • interpretação de receitas;
  • fornecimento de explicações sobre o uso corretos de produtos, bem como a posologia de alguns medicamentos, reações adversas etc.;
  • checagem de datas de validade dos produtos e medicações;
  • higienização do balcão e prateleiras com medicamentos;
  • reposição de mercadoria.

Mercado

Existe uma grande quantidade de vagas disponíveis, mesmo para aqueles que estão começando a trilhar seus caminhos profissionais.

Os cursos nessa área capacitam o aluno a interpretar receitas médicas, entender basicamente sobre interações medicamentosas, bem como a recepcionar adequadamente o público e a organizar o estabelecimento de modo como manda a vigilância.

5. Desenhista Projetista

Esse profissional tem a responsabilidade de criar desenhos técnicos que ilustram peças, ferramentas, maquetes máquinas,  ambientes em 3D etc. Além disso, esse profissional também:

desenho autocad
FUNÇÕES
  • elabora projetos tanto arquitetônicos quanto de design de produtos ou interiores;
  • transfere o projeto para as pranchetas os para os softwares apropriados;
  • produz desenhos técnicos em duas ou três dimensões.

Mercado

O desenvolvimento de novas tecnologias tem sido o fator-chave para a propagação da profissão de desenhista projetista, fazendo com que os computadores sejam praticamente as únicas ferramentas necessárias para o desempenho das atividades.

Comumente, é necessário fazer um curso especializado para operar os softwares, objetando, assim, o certificado de projetista. 

autocad

Programas gráficos

Um dos softwares mais utilizados por esses profissionais é o chamado AutoCAD, que serve para a elaboração de desenhos técnicos. Quem quer ingressar na área, uma das exigências básicas do mercado é domínio desse programa.

Existem diversos cursos que ensinam o aluno a utilizar o AutoCAD, mas é preciso ter cautela na hora da escolha e analisar atentamente aquele que melhor supri às suas necessidades e está de acordo com o seu perfil profissional.

6. Desenvolvedor de aplicativos

Chamado também de desenvolvedor mobile, esse profissional é responsável por desenvolver os famosos aplicativos de smartphones.

Suas atividades englobam:

FUNÇÕES
  • utilização da linguagem de programação para criar novidades no mundo dos e computadores, celulares, tablets etc.
  • desenvolver aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
  • analisar as necessidades do cliente para planejar o desenvolvimento do aplicativo, implantando ferramentas,  recursos, configurando testes etc.

Mercado

Na loja de aplicativos do sistema operacional Android chamada Google Pay, estima-se que existam cerca de 1 milhão e meio de apps e jogos disponíveis para os usuários, tanto gratuitos quanto pagos.

É por esse motivo que o desenvolvedor mobile é um profissional altamente requisitado e com grandes chances de ascensão na carreira, podendo ter um retorno financeiro considerável. 

montagem-de-apps

O profissional pode tanto trabalhar para outras empresas, desenvolvendo aplicativos para terceiros, ou como autônomo, ganhando dinheiro em lojas como a Google Pay, App Store (para o sistema operacional IOS), Amazon App Store etc. por meio da venda ou publicidade de seu próprio aplicativo.

Como visto, o mercado de trabalho tem apontado direções que não envolvem diploma de graduação para os jovens em começo de carreira.

Isso porque os cursos profissionalizantes podem garantir um retorno financeiro mais rápido e ainda servir como “bússola” para que o profissional saiba qual sentido tomar no seu caminho profissional e descobrir do que gosta ou não gosta.

E então, gostou do texto? Achou que as dicas de cursos profissionalizantes em alta no mercado foram úteis para você?

Aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos diferenciais, valores e visão de mercado! Nossos atendentes terão o maior prazer em atendê-lo!