Powered by Rock Convert

As pessoas estão vivendo mais tempo hoje em dia, o que é uma ótima notícia. Com isso, novas chances no trabalho de cuidador de idoso aparecem.

Segundo dados do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística —, o Brasil abriga aproximadamente 30 milhões de idosos atualmente. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,8 milhões deles têm algum grau de dependência.

Com a população vivendo mais, é necessário prover as pessoas com uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Devido a isso, a busca pelo profissional Cuidador de Idosos tem aumentado grandemente, para assegurar a dignidade e uma vida o mais saudável possível dessa população. Saiba mais sobre esse isso acompanhando este texto!

Uma mulher cuidando de uma idosa

O que o cuidador de idoso faz?

O Cuidador de Idosos deve cuidar do bem estar físico e psicológico da pessoa da terceira idade.

O Cuidador de Idosos, em sua rotina de trabalho, pode desempenhar as seguintes tarefas:

  •  Administrar medicamentos
  •  Diagnosticar dificuldades do idoso e ajudá-lo a realizar suas tarefas cotidianas
  •  Saber manipular alimentos e materiais de forma correta
  •  Saber usar aparelhos como o medidor de pressão e termômetro
  •  Prevenir acidentes domésticos
  •  Levar o idoso para passear
  •  Levar o idoso ao médico
  •  Auxiliar o idoso em atividades como tomar banho e alimentar-se
  •  Trocar fraldas
  •  Mudar o idoso de leito
  •  Aferir a pressão
  •  Ajudar o idoso a fazer exercícios, desde que recomendados por um fonoaudiólogo ou um fisioterapeuta
  •  Saber como prestar socorro quando for necessário

Sobretudo, o Cuidador de Idosos deve gostar do trabalho que faz!

É importante observar que o Cuidador de Idosos não pode fazer procedimentos médicos como trocar sondas ou aplicar injeções, que são tarefas específicas de um enfermeiro.

Uma moça mede a pressão de uma idosa

O que destaca o profissional Cuidador ?

O Cuidador de Idosos precisa ter uma forte estrutura psicológica. Poderá haver vezes em que o paciente não aceitará certas ordens que precisam ser obedecidas.

Nesses casos, é necessário paciência, autoridade e sobretudo controle emocional, porque não se pode perder o controle da situação.

É preciso que você aja de forma que seu paciente simpatize com você e você com ele. A empatia – saber colocar-se no lugar do outro – é fundamental nesse trabalho.

É importante que o profissional reflita que está trabalhando para uma pessoa que já viveu bastante e teus seus costumes.

Por isso, ser paciente, tolerante, persuasivo e amoroso são características essenciais em um excelente Cuidador.

Enfermeira tratando de uma senhora

Qual o salário de um cuidador de idosos?

 Um Cuidador de Idosos ganha uma média salarial de R$ 1.200,00. Esse valor obviamente pode se alterar para mais, dependendo do tempo de experiência na função.

Os órgãos públicos pagam cerca de R$ 1.471,00, segundo o site da Catho. Para trabalhar em órgãos públicos é necessário prestar concurso.

Como está o mercado de Trabalho ?

A área de Cuidador de Idosos está em franca expansão, com perspectivas de crescer ainda mais durante os próximos anos. As pessoas estão vivendo mais e é necessário que haja um atendimento adequado à população idosa.

O mercado de trabalho para Cuidador de Idosos foi a terceira prestação de serviços que mais cresceu no Brasil.

Doutor examinando um idoso

Onde o cuidador de idosos pode trabalhar?

Há vários locais nos quais um cuidador de idosos pode exercer sua profissão. Alguns deles são:

  •  Hospitais
  •  Asilos
  •  Casas de repouso
  •  Residências
  •  Clínicas especializadas
  •  Centros de recuperação
  •  Empresas de turismo para idosos
  •  Fundações
  •  Casas de amparo
Um hospital

O que é necessário para tornar-se um Cuidador de Idosos?

O interessado em ter essa profissão deve ter o ensino fundamental completo e fazer um curso profissionalizante específico para Cuidador de Idosos.

É essencial que sua formação seja muito bem estruturada e que o curso lhe dê uma preparação qualificada.

Qual a duração de um curso de Cuidador de Idosos?

Você pode tornar-se um Cuidador de Idosos em apenas 4 meses !

A New Center Educação Profissional possui esse e muitos outros cursos profissionalizantes. As disciplinas do curso da New Center dividem-se em:

  •  A saúde do idoso e as principais doenças
  •  Noções práticas de cuidados de enfermagem
  •  Prevenção de acidentes
  •  Relacionamento com o idoso
  •  Estímulos na velhice.

Veja as demais informações sobre o curso de Cuidador de Idosos da New Center:

  •  Carga horária de 64 horas
  •  Duração de 4 meses
  •  2 aulas de 2 hs por semana

 

Quais as vantagens de trabalhar como Cuidador de Idosos?

Não é de se surpreender que, em um mercado em franca expansão e em um país com um contingente significativo de envelhecimento, exista vantagens consideráveis em trabalhar como Cuidador de Idosos.

Para além da questão financeira que pode ser benéfica ao profissional dessa área, há ainda o aspecto humano de grande aprendizado e desenvolvimento que é estar constantemente próximo de pessoas com mais experiência de vida e que necessitam de cuidados especiais.

 

Assim sendo, algumas das vantagens de trabalhar como Cuidador de Idosos que poderíamos ressaltar são:

Vantagens
  • mercado em expansão — devido ao envelhecimento populacional e maior longevidade dos cidadãos por conta das melhores condições de vida do país e do mundo, em relação a períodos anteriores;
  • desenvolvimento profissional e pessoal — ao lidar constantemente com o desafio de cuidar de pessoas em uma faixa etária mais avançada, que exigem cuidados específicos nessa condição;
  • possibilidades de trabalho — tanto no governo, quanto em empresas como clubes, spas, clínicas especializadas na terceira idade ou mesmo autônomo, atendendo as pessoas diretamente em suas casas;
  • ganho financeiro maior — a partir da chance de atuar em diferentes frentes nesse ramo e atender a diversos idosos.

Como pode ver, não são poucas as vantagens de atuar nessa área, quem trabalha nela pode se beneficiar de diferentes formas com as possibilidades que cuidar de idosos traz.

Agora que já sabe disso, prossiga com a leitura para aprender ainda mais sobre a profissão!

Qual o perfil ideal para ser um profissional nessa área?

Obviamente, a pessoa que quer se tornar uma Cuidadora de Idosos deve ter alguma preferência pela área da saúde e de relacionamentos humanos.

Afinal, grande parte do seu trabalho estará relacionada a cuidar da saúde de outra pessoa e promover sua autonomia e autoestima sempre que possível.

O cuidador deve manter sua função em relação a um enfermeiro

Sem empatia, desejo de ajudar e paciência, essas tarefas dificilmente serão realizadas de forma satisfatória. 

É comum pessoas que já viveram bastante consolidarem certos padrões de comportamento e costumes, por isso elas têm resistência a cuidados e interferências dos demais.

Lidar com essa situação exige equilíbrio emocional e tenacidade, já que o Cuidador de Idosos precisará do jogo de cintura necessário para contornar a situação favoravelmente e jamais entrar em qualquer tipo de conflito com o paciente.

Se você sente que tem esse perfil e pode contribuir para a área, saiba que existe um mercado pronto para absorver sua força de trabalho.

Como já destacamos em outro ponto deste post, por diversos motivos, esse campo profissional é um dos serviços que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos. Pense nisso!

Como é a rotina de um Cuidador de Idosos?

A rotina de um Cuidador de Idosos pode obviamente variar de acordo com o lugar que ele vai trabalhar e as exigências que a assistência a determinado paciente exigirá. Todavia, há certos padrões que se repetem e podem ser considerados gerais ao se falar na rotina desse profissional.

Um dos principais aspectos gerais na profissão tem a ver com a medicação do idoso. Como se sabe, é muito comum nessa fase da vida contar com o uso diário de remédios que ajudam a manter o funcionamento do organismo e a qualidade de vida da pessoa com mais idade.

Por isso, um dos maiores cuidados que o profissional deve ter é na dosagem e horário corretos para uso dessa medicação no paciente.

Cuidadores-auxiliam

Entretanto, vale lembrar mais uma vez que a aplicação de vacinas e retirada de sangue para exames, por exemplo, são atividades exercidas por enfermeiros e o Cuidador de Idosos não deve se comprometer ao que está fora de sua alçada (inclusive do ponto de vista legal).

Bom, um segundo ponto que é igualmente importante e certamente estará na rotina do Cuidador de Idosos é a promoção da vida social do paciente.

Isso significa levá-lo para passear ou mesmo incentivá-lo a praticar atividades físicas adequadas à sua condição, como acontece nas academias da terceira idade em diversos municípios brasileiros.

Existem também grupos de dança, xadrez e outros centros de convívio, os quais o profissional pode levar o idoso a fim de promover sua saúde psicológica e qualidade de vida.

Senhoras-devem-exercitar-se

O terceiro aspecto principal e comum a todos os Cuidadores de Idoso e que deve ser praticado diariamente é a capacidade de observação do estado de saúde e emocional do paciente, bem como a capacidade de escuta, ou seja, ser atencioso com ele.

Isso tem a ver tanto com o fato de conhecer bem as condições de saúde do idoso e acompanhar isso constantemente, quanto ser capaz de conversar, dar atenção e promover um estado mental benéfico à pessoa acompanhada.  

Como escolher um bom curso para se especializar nessa área?

Como em todo ramo, para escolher um bom curso é preciso conhecer a instituição na qual você estará se dedicando para se formar. O tempo de atuação no mercado da instituição de ensino bem como o feedback dos alunos sobre o curso são bons critérios para serem avaliados.

Vale lembrar que hoje, com a internet, tudo isso é fácil de ser verificado, seja por meio de botões de avaliação disponíveis em sites de busca, demonstrando a opinião das pessoas sobre um determinado estabelecimento, bem como comentários nas redes sociais.

Avalie-se-suas-necessidades-serão-preenchidas-pela-instituição

Além disso, é essencial que você averigue o nível de formação e experiência na área que os professores têm. Essa informação geralmente pode ser encontrada no próprio site da instituição na qual estudará e poderá julgar se vale a pena ou não estar com esses formadores.

Lembre-se de que quão mais qualificados e experientes forem, mais poderão lhe ensinar e preparar para o mercado de forma adequada e eficiente.

Como pode ver, existem muitos pontos positivos sobre essa profissão e que certamente poderão ser aproveitados por você, se tiver interesse e preferência por essa área.

Agora que já tem as informações que precisa, poderá fazer uma excelente escolha sobre qual instituição estudará para se formar e poder atuar profissionalmente nesse ramo.

Se gostou de saber como é o mercado do trabalho de cuidador de idoso, aproveite para conhecer o nosso curso aqui na New Center!