Ao terminar o ensino médio, todos querem entrar no mercado de trabalho, começar a ganhar o próprio dinheiro e dar início a sua independência.

Mas, escolher uma profissão não é nada fácil. Como vou saber qual é a minha vocação profissional se nunca trabalhei? Como vou conseguir um emprego sem experiência? Essas preocupações são muito comuns e naturais para quem está terminando o colégio.

Uma das maneiras de evitar erros na escolha da profissão é fazer um teste de vocação profissional. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa avaliação.

Explicaremos por que ela é importante e como vai ajudá-lo neste momento de dúvidas e indecisão. Confira!

O que é um teste de vocação profissional?

As pessoas são muito diferentes umas das outras. Existem diversos gostos, aptidões e inteligências.

O teste vocacional é uma avaliação que analisa e aponta quais profissões combinam mais com alguém de acordo com a sua personalidade.

Você-save-identificar-sua-vocação profissional

Ele diz em qual área você será mais bem-sucedido e feliz, baseando-se nos seus interesses e atitudes. É desenvolvido e aplicado por profissionais das áreas de psicologia e psicanálise, que estudam o pensamento e comportamento humanos.

Além do teste vocacional para descobrir qual é a carreira mais adequada, existem também aqueles que ajudam quem já atua no mercado de trabalho.

Esses consideram o estilo do trabalho para identificar e indicar formas de evoluir profissionalmente.

O que é avaliado?

Para entender por que o teste é tão eficaz, veja, abaixo, quais questões são abordadas e o que é observado pelos profissionais durante a avaliação.

Personalidade

Perguntas-e-discussões

A personalidade é o conjunto das características de alguém: suas qualidades e defeitos, a forma com que se relacionam com os outros, os gostos e particularidades que tem, entre outros fatores. 

Isso influencia muito na profissão: existem pessoas que trabalham muito bem em grupo, são muito comunicativas. Outras, são mais tímidas e atuam melhor sozinhas.

Todos esses detalhes são analisados para indicar as profissões que mais se adaptam às diferentes personalidades.

Aptidões naturais

Sabemos que qualquer coisa pode ser aprendida com estudo e prática. No entanto, cada um tem habilidades que são naturalmente mais ou menos aguçadas do que as outras.

Essa facilidade pode ser para compor músicas, entender lógica de programação ou cuidar de outras pessoas e animais. Se já existe um “dom” natural, ele é considerado.

Interesses

Suponhamos que você queira ser web designer, mas ainda não saiba como programar. Não tem o menor problema! É para isso que os testes vocacionais servem. 

Seus interesses são levados em conta para que descubra como deve se preparar para trabalhar na área que deseja. Isso também ajuda muito na hora de escolher quais cursos fazer.

Metas e Objetivos

Ser muito bom em uma função não necessariamente significa querer trabalhar com ela. Algumas pessoas são excelentes ilustradoras ou pintoras, mas querem levar a atividade como um hobby e não como profissão.

Aquilo que deseja para o futuro, suas metas e objetivos, também é colocado na equação para indicar os melhores caminhos.

Menina mexendo no celular numa mesa de escritório

Como fazer um teste vocacional?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para que os resultados apontem para a direção certa e influenciem na sua escolha de forma positiva.

Não basta fazer um teste qualquer, sem saber a procedência e confiabilidade do mesmo. Veja como se preparar abaixo.

Entenda a importância

O primeiro passo é entender sua importância. Ele vai indicar qual rumo seguir na carreira, que é algo para a vida toda. Portanto, em todas as etapas, seja sincero quanto as suas características, gostos e metas. Afinal, ele serve para ajudá-lo a se descobrir!

Procure profissionais

É importante procurar especialistas que o acompanhem durante a realização do teste. A vocação profissional não pode ser baseada em achismos.

Existem pesquisas, teoria e muito estudo por trás de cada pergunta e análise feita para que o resultado seja preciso. Portanto, para que ele seja confiável, busque alguém que saiba realmente como aplicá-lo e interpretá-lo.

Avalie criticamente e pesquise

Com o resultado em mãos, avalie o que foi apontado. Coloque essas conclusões em confronto com o que pensa. 

Compare-as aos seus objetivos e as coloque lado a lado com o futuro que você imagina.

Garota-no-computador

Então, avalie se as opções de carreira indicadas para o seu perfil são realmente as certas para você. Para isso, pesquise bastante e conheça a fundo o que exerce um profissional da área que pretende seguir.

Qual a importância de realizar o teste vocacional?

Agora que você já sabe sobre essa avaliação e como fazê-la da melhor forma, é hora de entender as vantagens.

Saiba por que ela tem o poder de impulsionar sua entrada no mercado de trabalho e aumentar suas chances de sucesso na carreira. 

Adquirir autoconhecimento

É muito raso escolher uma profissão pensando apenas em questões como salário ou área do conhecimento (humanas, exatas, biológicas etc.). Só isso não determina se uma pessoa vai desenvolver bem determinada função ou ser feliz fazendo aquilo.

mulher-apresentando-projetos

Você trabalha melhor em grupo ou sozinho? É mais planejador ou executor? Tem perfil de liderança ou não?

Todas essas questões são determinantes para a satisfação pessoal no trabalho.

Conhecer todas as opções

Depois de realizado o teste de vocação profissional, você conhecerá o leque de carreiras que são mais alinhadas ao seu estilo de trabalho e objetivos, antes de fazer uma escolha definitiva.

Isso ajudará a conhecer opções que muitas vezes nem sabia que existiam, a avaliar melhor as funções de cada profissão e ver se o dia a dia dela é realmente aquilo que imaginava.

Economizar tempo e dinheiro

A dúvida de qual carreira seguir pode acarretar em uma escolha apressada, sem fazer pesquisas detalhadas de como é o mercado para aquela função e se ela é adequada para o seu perfil.

Você corre o risco de começar um curso para, só muito tempo depois, descobrir que não era nada daquilo que queria.

O teste vocacional impede essa visão turva e que entre em um curso que não tem nada a ver. Ou seja, evita que perca um bom tempo e dinheiro para mais tarde ter que recomeçar tudo do zero.

Ter mais segurança na escolha e sucesso na carreira

Trabalhar em uma profissão na qual você adora e que é melhor desenvolvida por pessoas com o seu perfil vai trazer mais realização e sucesso, tanto profissional quanto pessoal.

Dessa forma, conseguirá se desenvolver com mais facilidade, evoluir constantemente, conseguir promoções e ser feliz na carreira.

Uma-mulher-dando-um-remédio-a-cão

Fazer um teste de vocação profissional é uma forma de se adiantar aos erros, evitando-os, e não pense que as vantagens param por aí!

Nele, você descobrirá diversas coisas sobre si, seus comportamentos e atitudes, que poderá levar para a vida com o intuito de ser e se tornar um cada vez melhor.

Gostou de saber a importância do teste vocacional? Então, aproveite e nos acompanhe em nossa página do Facebook para continuar recebendo novidades e dicas como esta, que impulsionarão sua carreira.