Powered by Rock Convert

Conquistar o tão almejado lugar ao sol no mercado de trabalho pode ser uma tarefa menos complicada quando você sabe quais habilidades profissionais são as mais valorizadas. Afinal, sabendo de antemão o que as organizações buscam, é possível se alinhar a esses valores e se tornar aquilo que elas estão procurando.

Neste post, vamos explorar tanto as habilidades quanto as limitações que podem fazer você subir ou cair na sua busca profissional. Aproveite disso para ter ainda mais clareza sobre o assunto e se diferenciar na área em que vai atuar. Continue a leitura e aprenda com as informações a seguir!

Habilidades profissionais mais valorizadas

Bem, vamos iniciar pelas habilidades profissionais mais valorizadas, que são justamente os aspectos positivos aos quais você deve se ater. Elencamos, abaixo, os principais deles. Confira!

Autoconhecimento

Se você sabe o que quer e conhece não apenas as suas potencialidades, mas também os aspectos que ainda precisam ser trabalhados, saiba que já está à frente de muita gente.

Lâmpada-amarela

 Sem perder tempo fazendo algo que não gosta e o que ainda não tem preparo, é possível focar diretamente na área em que se quer destacar.

As empresas valorizam profissionais assim não só por sua assertividade, mas também porque agregam um valor enorme à organização, já que estarão contratando alguém realmente comprometido com o que se propôs a fazer. Invista no autoconhecimento e aplique essas descobertas em sua carreira.

Amigos-conversando

Simpatia

O mundo do trabalho pode sim ter momentos de estresse e tensão. Aqueles que transmitem simpatia saem na frente pelo simples fato de conseguirem lidar com as tarefas e as pessoas ao redor de uma forma muito mais sadia e produtiva.

Pode parecer bobagem, mas pense que todo trabalho, em algum momento, vai envolver o contato entre pessoas. Se você não tiver disposição para isso, estará atrapalhando o próprio desempenho e, consequentemente, os resultados da empresa na qual trabalha.

Empatia

Posto de forma simples, poderíamos dizer que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Mais uma vez, lembre do que dissemos sobre o aspecto humano de todo trabalho.

Se você atende um cliente na disposição de realmente resolver o problema dele, estará agregando bastante valor à experiência daquela pessoa com a empresa. Esse simples ato positivo pode chegar aos ouvidos de seus superiores, sendo algo bastante benéfico à sua carreira

mulher conversando com homem

Existem algumas situações na qual o trato social do colaborador pode fazer com que ele cresça mais rapidamente na organização, uma vez que esse profissional sabe lidar melhor com as pessoas à sua volta.

Trabalho em equipe

Seguindo o raciocínio sobre lidar bem com pessoas — sejam elas clientes ou colegas — e crescer profissionalmente, entra aí o elemento trabalho em equipe como uma peça importante.

Grupo de pessoas conversando numa mesa

Afinal, por mais conhecimentos técnicos e acadêmicos que você tenha, eles não serão suficientes se não existir também um jogo de cintura e capacidade de argumentação com aqueles que fazem parte da sua rotina.

Invista na sua formação, mas não tome ela como única solução. Complemente isso com bom traquejo social e utilize essa e outras habilidades profissionais no ambiente de trabalho.

Isso não significa forçar situações para comprovar que é desinibido, mas sim saber lidar com os colegas e clientes de forma inteligente.

Comunicação

Muitas empresas, dos mais diversos ramos, têm sofrido quando o assunto é dialogar adequadamente com o seu público, evitando desentendimentos e ruídos na imagem da organização.

Por isso, profissionais capazes de se comunicar de forma acertada, sem ambiguidades ou informações incompletas está à frente de quem ainda não desenvolveu tal habilidade.

Com o advento da internet e a forma como a rede impactou o mercado, com um número cada vez maior de empresas atuando nos mais variados nichos, as organizações se preocupam cada vez em ter diferencial competitivo. Uma comunicação caprichada certamente é um diferencial e tanto.

Proatividade

Atualmente, as empresas querem profissionais capazes de irem além do que lhes foi delegado. Não basta ser um cumpridor de tarefas, é preciso ter visão e iniciativa para apontar novos caminhos e soluções.

Em meio a isso, a proatividade entra como elemento central. Dessa forma, o comodismo é algo que deve ser amplamente combatido se você quiser atender esse quesito.

Procure estar sempre bem informado sobre sua área de atuação e domine o que está fazendo, a fim de propor ideias e atitudes que somarão nos resultados que a empresa busca.

Pessoas-correndo-em-uma-escada/seta

Limitações profissionais a serem evitadas

Da mesma forma que existem aquelas capacidades que você deve desenvolver para se destacar profissionalmente, há também algumas que devem ser evitadas ou trabalhadas para que sejam superadas. Destacamos algumas delas abaixo, confira!

Timidez

A timidez excessiva pode ser um grande bloqueio para o sucesso, já que é capaz de fazer com que a pessoa se sabote devido aos obstáculos de colocar suas ideias no mundo e encontrar espaço no mercado de trabalho.

É claro que nem todas as pessoas são desinibidas, mas se a timidez for algo que te impeça de se posicionar e lutar por aquilo que quer, então merece ser revista e trabalhada para que você possa ter mais satisfação em sua vida profissional.

Homem roendo as unhas
Braço com relógio

Falta de pontualidade

Por mais brilhante que você seja naquilo que faz, não subestime o estrago que a falta de pontualidade pode causar.

Imagine atrasar para uma reunião decisiva, na qual um grande negócio seria concluído? Ou mesmo que uma viagem a trabalho fique comprometida pela falta de pontualidade? Ambas situações são péssimas, concorda? 

É possível evitar isso sendo pontual e honrando com seus compromissos. O seu futuro e a organização agradecem.

Falta de ética

Esse ponto é tão grave que talvez seja um dos mais óbvios, já que a falta de ética no trabalho é um sério desvio de conduta. Infelizmente, vemos isso acontecer desde os cargos mais altos até os mais baixos, seja na política ou em situações corriqueiras entre colegas de profissão.

As consequências negativas são bastante evidentes, de modo que quem opera nessa lógica acaba tendo que viver com desconfiança de tudo e de todos. Sendo assim, prefira trabalhar em paz e ser reconhecido pelos bons resultados que alcança. 

Pessimismo

O pessimismo faz mal não só para quem age nessa lógica, mas também a quem está próximo. Sem acreditar na melhora de um quadro insatisfatório ou desfavorável, não haverá motivação para buscar aprimoramento.

Homem-bravo-e-pessimista

Por esse motivo, o pessimismo se torna uma pedra no sapato tanto do profissional que age assim quanto da empresa, que colherá consequências disso. Evite esse mal cultivando pensamentos e atitudes mais positivas.

Como pode ver, é completamente possível se adequar ao que o mercado de trabalho pede. Agora que tem as informações certas, aproveite para trabalhar as habilidades profissionais certas, da melhor maneira possível.

Se gostou de descobrir quais as habilidades profissionais mais valorizadas, aproveite para saber como conseguir o primeiro emprego sem experiência.