Em um mundo repleto de oportunidades e desafios, conhecer algumas estratégias para escolher uma profissão pode ser uma ajuda e tanto, não é mesmo? Afinal, mais importante do que a caminhada é saber para onde se está indo.

Neste post, vamos apresentar alguns direcionamentos importantes que o ajudarão nisso. Se você vem tentando entender qual é a melhor forma de escolher uma profissão e como se colocar no mercado de trabalho, continue a leitura e compreenda.

1# Faça testes vocacionais

Os famosos testes vocacionais são uma excelente forma de você se conhecer melhor, entender suas aptidões e habilidades e encontrar a profissão que trará satisfação e sentido para a sua vida.

Mas atenção, não estamos nos referindo a quizzes e testes da internet que analisam superficialmente sua personalidade e preferências pessoais.

Qual será a sua profissão ideal? escolher uma profissão

Tome cuidado com esse caminho que parece mais fácil, pois ele não agregará nada positivo à sua carreira. Quando se trata de teste vocacional, é essencial buscar ajuda de profissionais especializados. Apenas eles poderão, de fato, auxiliá-lo na sua busca.

2# Conheça bem as profissões de interesse

Pode ser que você já tenha algumas profissões de interesse. Digamos que você seja uma pessoa com forte ligação à área biológica, sobretudo no que diz respeito aos animais.

Nesse caso, cursos como veterinária, biologia e zootecnia podem ser uma boa pedida se pensar em trilhar esse caminho.

Descubra sua área predileta e explore as possibilidades

Porém, só a empolgação não basta porque ela pode ser passageira e desaparecer diante dos primeiros desafios reais que surgirem ao ingressar no mercado de trabalho.

Por isso, é fundamental se informar bem sobre as suas profissões de interesse, levando em conta tanto aspectos mais abstratos (como o nível de satisfação dos profissionais que atuam nas áreas desejadas) quanto questões práticas (como a faixa salarial das carreiras em questão).

Tudo isso evitará que você se empolgue com algo que poderá causar sua desistência algum tempo depois. Como sabemos que iniciar uma faculdade ou, até mesmo, um curso profissionalizante pode ser um investimento e tanto, desperdiçar recursos e esforços está longe de ser uma opção, concorda? Por isso, avalie com cautela antes de tomar qualquer decisão.

3# Converse com profissionais que já atuam na área

Uma boa forma de se cercar das informações corretas é conversar com profissionais que já atuam na área.

Assim, você terá depoimentos em primeira mão sobre a carreira que deseja seguir e poderá fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas sobre o cotidiano daquela profissão.

Troque-experiências

Você pode começar pela sua família, por exemplo, perguntando aos seus pais e parentes próximos se eles conhecem alguém que trabalha na área em que você tem interesse.

Também existe a possibilidade de entrar em sites de profissionais de várias áreas e tentar estabelecer um diálogo com eles ou, até mesmo, visitar um estabelecimento onde possa encontrá-los pessoalmente.

Outra forma bastante útil e vantajosa de fazer isso é se matricular em um curso profissionalizante e estabelecer diálogo com os professores e profissionais que trabalham na formação dos alunos. Eles certamente poderão dar informações valiosas sobre como aquela área é na prática.

4# Leve em consideração as suas principais habilidades

Ok, essa dica parece bem simples e, por isso mesmo, pode passar batida para muitos jovens que ainda não conseguiram decidir qual caminho percorrerão ao longo das suas vidas.

Levar em consideração as suas melhores habilidades é a principal maneira de evitar frustrações desnecessárias e esforços descomunais para atingir sucesso no trabalho escolhido.

A razão disso é igualmente simples: quando uma pessoa faz o que gosta e tem habilidade e aptidão para isso, ela tem muito mais facilidade para atingir bons resultados e, assim, consegue se sentir realizada de forma descomplicada.

Isso não quer dizer que você não pode escolher uma área na qual não tem um interesse natural e uma aptidão maior mas, sim, que precisa ter consciência de que será necessário fazer um esforço extra para compreender as matérias do curso e depois aplicá-las no mercado de trabalho caso decida seguir esse caminho.

use-suas-habilidades

Existem pessoas que fizeram a escolha mais difícil e se tornaram bem-sucedidas, mas obviamente elas precisaram ter disposição e disciplina para se empenharem ainda mais seriamente do que aquelas pessoas que fariam as mesmas coisas com maior naturalidade.

Considere esses detalhes a fim de ter uma visão mais realista do que enfrentará na sua trajetória como estudante e profissional.

5# Procure ter uma experiência direta com a área escolhida

Comece de baixo e conquiste postos superiores com sua formação

Uma excelente forma de fazer “a prova de fogo”, por assim dizer, é procurar ter uma experiência direta com a área escolhida. Digamos que você sonhe em ser veterinário mas tem apenas uma imagem idealizada na sua cabeça de como é atuar naquela área.

A melhor maneira de descobrir como seria atuar nessa profissão é tendo contato com ela em primeira mão. Mas você pode estar se perguntando: como eu, sem formação, vou ingressar em um mercado que exige formação?

Bem, todo mundo começa de algum lugar e você pode, por exemplo, trabalhar como atendente em um pet shop.

Assim, verá de perto como é a rotina daquele lugar além de ter a oportunidade de dialogar diariamente com um profissional formado que será seu chefe.

Por isso, não tenha medo de experimentar com maior proximidade como seria essa profissão que você tanto quer exercer.

É claro que não estamos dizendo para você tentar fazer o que um profissional formado faz, até porque tal atitude seria irresponsável e ilegal em muitos casos.

O nosso conselho é que você comece, aos poucos, a estabelecer contato com o que tem interesse para ver se é isso mesmo que quer.

Como pôde ver neste artigo, existem ótimas estratégias para escolher uma profissão. Agora que você tem todas essas informações, poderá fazer isso sem muita dificuldade.

Aproveite as dicas que apresentamos para mudar a forma como tem encarado essa questão e acerte na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Se gostou de conhecer essas cinco estratégias para escolher uma profissão, aproveite para baixar o nosso e-book e aprenda como descobrir a sua vocação. Tenha uma ótima leitura!