Powered by Rock Convert

Se você quer entrar no mercado de trabalho e vem se perguntando o que é uma entrevista de competências, saiba que é um formato importante de entrevista de emprego pela qual você pode passar. Conhecê-la de antemão a fim de se preparar da forma correta é o caminho certo para encontrar o seu lugar ao sol.

Neste post, vamos explorar os detalhes desse tipo de processo seletivo e o que você pode fazer para se sair bem nela. Se quer descobrir como realizar isso, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Candidatos-esperando-entrevista de emprego

O que é uma entrevista por competências?

A entrevista por competências visa analisar o candidato por suas experiências anteriores. De acordo com a vivência e conhecimento profissional dos entrevistadores, foi percebido que é melhor sondar como o candidato se comportou no passado para prever ações futuras, do que simplesmente fazer suposições baseadas em perguntas vagas.

Assim sendo, questionamentos que procuram entender como você reagiu a uma determinada situação e quais os resultados obtidos a partir da sua reação são comuns em entrevistas por competências.

Quais são as principais características dessa entrevista de emprego e como funciona?

Bom, conforme adiantamos, uma entrevista por competências focará mais no que já foi realizado do que nas possibilidades que o seu currículo apresenta para a empresa.

Assim, mesmo que você ainda não tenha ingressado no mercado de trabalho nem seja experiente profissionalmente para compartilhar isso, poderá revelar outros pontos que sejam interessantes, como trabalhos voluntários ou mesmo a vida estudantil.

Homem-alterado

É importante ainda ressaltar que muitos entrevistadores se guiam pelo princípio do SAR (Situação, Ação e Resultado). Posto de forma simples, cada palavra dessa tem o seguinte significado:

  • situação: qual o contexto do desafio vivido no âmbito profissional, estudantil ou pessoal que merece ser colocado na entrevista?
  • ação: o que você fez para resolver o problema ou superar esse desafio?
  • resultado: qual o desdobramento da sua ação? Foi positivo ou negativo? O que você aprendeu com isso?

Como pode ver, ter uma visão clara do seu passado pode ajudar bastante na hora de lidar com o entrevistador. Procure lembrar de suas virtudes e também de que forma poderia trabalhar suas limitações na hora de falar sobre suas competências.

Moço-sozinho-na-cadeira

Como se preparar para a entrevista de competências?

Obviamente, existem algumas estratégias que você pode adotar para se sair bem nesse formato de entrevista de emprego. Sobretudo quando não se tem experiência, é bom adotar certos procedimentos que trarão mais segurança e possibilidade de agir de forma acertada na hora desse processo. 

Abaixo elencamos os principais passos que você pode tomar para que tenha sucesso na entrevista por competências. Veja a seguir!

Treine as perguntas mais frequentes

Treinar as perguntas comuns possibilita que você não seja pego de surpresa pelas questões que o entrevistador vai colocar. Alguns dos principais questionamentos que podem ser postos são:

  • descreva uma situação profissional na qual você foi desafiado e teve que lidar com isso?
  • como você reage quando um cliente com um comportamento inadequado chega até você com uma reclamação, e o que faz para resolver isso?
  • quando você se sente sobrecarregado no ambiente de trabalho, o que costuma fazer para lidar com a pressão, e como isso tem te ajudado ou atrapalhado em sua carreira?
  • qual competência você diria que está mais desenvolvida até o momento e qual é aquela que mais precisa ser trabalhada?
Pontos-de-interrogação

Como pode ver, as perguntas não são direcionadas apenas às suas habilidades, mas também a ausência delas, ou seja, os pontos que você ainda precisa melhorar. Fique atento a isso para não querer apenas contar vantagem na hora da entrevista.

Vista-se adequadamente

Obviamente, como em qualquer outra entrevista de emprego, é essencial se vestir adequadamente. Afinal, por mais inteligente e capaz que você seja, a sua imagem é o primeiro recado que passa ao adentrar no ambiente de trabalho. Por isso, esse cuidado deve começar desde o dia da entrevista.

Reflita sobre as suas qualidades e pontos fracos

Lembre-se do que dissemos em outro ponto deste post: a entrevista de competências não é um momento para se falar apenas sobre qualidades e habilidades, mas também lidar com sabedoria com seus pontos fracos. O equilíbrio disso está em justamente reconhecer o que ainda precisa ser melhorado, mas demonstrando sempre bom ânimo quanto a essas limitações e atitudes reais para aprimorá-las ou superá-las.

Perguntas-e-discussões

Digamos, por exemplo, que em uma determinada experiência na vida estudantil, você tenha perdido uma prova por problemas de pontualidade.

Você pode afirmar — caso realmente já tenha tomado providências para melhorar esse aspecto — que agora você utiliza um despertador ou lembrete eletrônico no celular para evitar tais enganos e que tem mudado a forma como você lida com seus horários.

Essa seria uma narrativa realista e positiva de como você se esforça para se aprimorar e como já tem conseguido resultados melhores com isso.

Mulher-pensativa

Reveja sua trajetória

Independentemente de você ter muita, pouca ou nenhuma experiência profissional, é bom fazer o exercício de rever a sua trajetória e relembrar das atividades mais importantes que já desenvolveu até então.

Isso te ajudará a estar preparado para as perguntas que o recrutador vai fazer e evitará que pelo nervosismo dê um branco em sua cabeça, e não consiga se recordar de nada. Certamente você tem qualidades que podem agregar muito à empresa.

Estudante-numa-aula

Invista em sua formação 

A melhor forma de desenvolver habilidades é por meio dos estudos.

É aprendendo algo novo que conseguimos ir além e executar tarefas as quais não se está preparado até então. Cursos profissionalizantes são uma excelente forma de se fazer isso. 

Pois bem, agora você já deve ter entendido como é completamente possível se preparar para uma entrevista de emprego, principalmente a que adota o modelo abordado neste post.

Aproveite que tem as informações certas para dar o primeiro passo na sua vida profissional de forma acertada e alcançar resultados diferenciados.

Se gostou de saber como funciona uma entrevista por competências, aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas tomem consciência desse processo.