Powered by Rock Convert

Mesmo que você esteja em busca do primeiro emprego e tenha zero experiência profissional, saiba que é possível investir em algumas estratégias para se sair bem em processos seletivos.

A experiência profissional tem bastante relevância para algumas empresas.

Quando abrem um processo de contratação, os recrutadores costumam ser taxativos nos critérios de seleção de currículos para determinados cargos que exigem conhecimento técnico ou específico na área.

A boa notícia é que há espaço para todos os tipos de profissionais no mercado, e até você que está entrando nesse universo agora, sem a bagagem profissional dos veteranos, poderá ter uma grande chance de trabalho se souber usar algumas potencialidades a seu favor.

Confira nossas 5 dicas de como ser bem sucedido em processos seletivos, conquistar o primeiro emprego e dar início a uma carreira de sucesso!

Esgotamento-sair bem em processos seletivos

Quais são os desafios da busca pelo primeiro emprego?

Talvez você ainda não tenha a certeza do que deseja para a carreira profissional, mas, se precisa começar de alguma forma, enxergue todas as vagas de emprego como oportunidade de adquirir experiência e conhecimento.

O primeiro emprego dará embasamento às suas decisões sobre os projetos de continuidade de estudos e cursos de aperfeiçoamento, por isso é tão importante deixar claro para o recrutador, o seu interesse em se inserir no mercado de trabalho o quando antes e desenvolver as habilidades de um bom profissional.

Muitas empresas têm preferência por contratar pessoas com espírito empreendedor e vontade de aprender, ainda que não carreguem uma vasta experiência, priorizando um comportamento engajado para treinar nos moldes internos.

Procura-de-emprego

O que fazer para conquistar uma vaga mesmo sem experiência?

Ao ser convidado para um participar de um processo seletivo seu currículo foi avaliado e selecionado entre milhares de outros perfis também em busca de uma oportunidade.

Receber o convite já é um grande passo e lembre-se que ao chegar à empresa, desde a recepção até o resultado, você estará sendo avaliado.

E quando de fato for convidado para uma entrevista é só lembrar dessas 5 dicas que trazemos a seguir e sair de lá com boas chances de um novo emprego!

1. Seja cordial e verdadeiro

Sua postura dirá muito sobre você pela forma de tratar as pessoas e se posicionar diante de uma situação, por isso, logo na recepção seja cordial, cumprimente as pessoas ao redor e anuncie seu motivo de estar ali com um semblante firme e otimista.

Jamais minta diante de qualquer pergunta do recrutador, pois além de você criar um perfil inadequado sobre suas qualificações, os profissionais à frente de um processo de seleção são especialistas em avaliar e qualificar as respostas dos candidatos.

2. Escolha bem o que vestir

Já ouviu uma expressão que diz “a primeira impressão é a que fica”?

Pois é, nas entrevistas de emprego faz total diferença a forma como você se veste e se apresenta.

Busque informações sobre a área de atuação e o comportamento do segmento.

Dessa forma, você poderá se adequar ao padrão esperado pela empresa.

Tenha o cuidado de não se vestir de uma forma que sugira um poder aquisitivo muito superior à que o salário vai proporcionar, por que o recrutador pode imaginar que muito em breve você ficará insatisfeito com o fato de a renda mensal não custear seu gosto por objetos caros.

Seja discreto e use roupas e sapatos confortáveis para que suas preocupações estejam concentradas em promover seu potencial de capacitação e adequação, e não com o incômodo de estar usando algo fora do habitual.

Executiva

3. Valorize a experiência e atividades acadêmicas

Como trata-se do primeiro emprego, você já sabe que tentar comprovar experiência profissional é uma perda de tempo.

Por outro lado, se você foi convidado é por que há alguém interessado em saber como pode contar com sua mão de obra dentro da empresa.

Explore ao máximo todas as suas participações acadêmicas, mencionando sua performance na execução de tarefas.

Há sempre alguma conexão interessante e complementar, afinal, toda empresa espera que o funcionário aplique a teoria na prática do dia a dia. 

Se você não tem experiência sobre uma determinada atividade, mas percebe que pode aprender e executar com excelência, foque sua resposta na facilidade de captação e agilidade de repasse das informações. 

4. Estude a empresa antes

Mesmo quando você já tiver adquirido uma experiência excepcional de trabalho e for um profissional disputado no mercado, conheça ao máximo e antecipadamente a empresa para quem deseja destinar seus serviços.

Ao ser indagado sobre o que conhece da empresa, você fará uma excelente conexão com a filosofia, demonstrando o quanto se interessa pelo negócio.

A internet é o canal de acesso à essas informações e as empresas da atualidade, além do site corporativo, estão presentes de forma mais contundente nas redes sociais e dizem muito sobre suas atividades, desempenho e resultados.

Perfil-profissional

5. Pense bem nas suas forças e fraquezas

Pense nas suas habilidades e capacidade de execução de uma atividade para no momento da entrevista expor ao recrutador como agiria em determinadas situações.

Muitos recrutadores gostam de fazer um parâmetro sobre essas duas variáveis e desejam saber como o candidato percebe os defeitos e as qualidades em si mesmo.

Engrenagens

Deixe claro para o recrutador o seu interesse em desenvolver melhor suas potencialidades e convença-o de que mesmo sem preencher pelo menos duas páginas do currículo você tem características interessantes a desenvolver e oferecer ao empregador.

Ao final, acredite em si mesmo e vá com a segurança de quem tem um planejamento de carreira, demonstre que a empresa pode fazer parte do seu processo de desenvolvimento.

Um bom recrutador tem a capacidade de identificar pessoas com perfis que sugerem uma pedra bruta pronta a ser lapidada e se transformar em uma joia rara.

Prepare-se para ter sucesso em processos seletivos e ser o próximo diamante cobiçado do mercado.

Você curtiu as dicas para ir bem em processos seletivos? 

Então está na hora de saber mais sobre a entrevista para o primeiro emprego e os 4 cuidados para você se dar bem e aumente suas chances de sair de uma empregado!