Você sabe que existe um curso de desenvolvedor de jogos e que está muito em alta no Brasil? Essa é umas maiores tendências da atualidade e deve ser considerada por quem planeja uma carreira e está em busca de um curso para dar o passo inicial.

A indústria do entretenimento é vasta e oferece diversas possibilidades de trabalho. Os games fazem parte desse universo, e muitos apaixonados ganharam a oportunidade de conhecer o outro lado com o surgimento de um curso que ensina todos os passos para criar e desenvolver um jogo.

Neste post, você saberá como funciona o curso de desenvolvimento de games, o que aprender nele, as principais características, além de contar com dicas sobre a atuação profissional e o planejamento de carreira. Bons jogos!

Como funciona o curso de desenvolvimento de games?

Imagine aqueles jogos interativos e dinâmicos, com histórias, armadilhas ou super-heróis.

Dois-meninos-jogando

 Você já se perguntou como são criados e como fazer para dar vida aos personagens com movimentos similares aos dos humanos?

Quando um jogo é disponibilizado para o mercado, certamente, já passou por todas as etapas de criação, desenvolvimento e testes. O curso ensina detalhadamente o que deve ser feito, e rapidamente você estará familiarizado com termos como texturas, mapas, trilhas sonoras, 3D, entre outros.

O que se aprende no curso?

Em um curso de desenvolvedor de games, você aprenderá desde a concepção da ideia até a criação em si, passando por diversos processos que incluem estruturação das texturas (imagens que apresentam o visual do game) em Photoshop, criação de maquetes, sons e efeitos, com entendimento de equalização e codificação.

Ao fazer um curso para aprender a criar e desenvolver games, você terá contato com várias áreas e escolherá especializar-se em uma delas — designer, animador, editor de som e vídeo, roteirista, programador, técnico em 3D.

Como está tomando proporções maiores no Brasil e no mundo, o segmento ainda tem muito a melhorar, e quem estiver acompanhando se adaptará bem às mudanças, inclusive com possibilidade de atuar e interagir fora do país.

Gráfico-de-games

Talvez você não goste tanto de jogos, e isso pode ser até bom para ter um resultado baseado no que poderá ser aceito no mercado e não pelas preferências. Os games estão em alta, mas a concorrência também está. Por isso, a criatividade é um dos principais atributos de quem faz o curso.

 

Como atua o profissional desenvolvedor de games?

Garoto-com-controle

Antes de pensar em viajar, comprar um carro, sair da casa dos pais e ter independência financeira — qual jovem não sonha com essas conquistas? —, deseje uma profissão que proporcione tudo isso. A profissão é a base para diversas possibilidades.

Como dissemos, depois de iniciado o curso, as possibilidades profissionais para quem se dedica serão ampliadas. O mercado está carente de bons profissionais, o crescimento está expressivo, e esse profissional será responsável por uma ou mais etapas dentro de uma equipe.

É possível que você descubra mais talento em uma etapa do processo, e o melhor será especializar-se para ser peça fundamental, o que aumenta as chances de visibilidade no mercado e, consequentemente, a empregabilidade.

Com a mão de obra escassa para uma atividade que só cresce na atualidade, será normal ver as melhores empresas disputando os melhores perfis profissionais. Então, você precisará preparar-se para estar dentro desse seleto grupo de estrelas dos games.

 

Como planejar uma carreira no universo dos games?

Vetores-games

O sucesso profissional não acontece da noite para o dia. É fundamental planejar a carreira para ocupar as melhores posições — bons especialistas, bons cargos, excelentes salários. O primeiro passo é qualificar-se e inscrever-se em um curso de desenvolvedor de games.

Como há muitas particularidades envolvidas, mesmo que você tenha uma boa interação com o computador e entenda um pouco sobre a programação ensinada em tutoriais da internet, precisará seguir um cronograma e um roteiro de estudos para aprender da forma correta.

Imagine que os aficionados por games, quando escolhem um jogo, estão com grandes expectativas sobre ele. 

Desejam encontrar diversos cenários e jogar como se estivessem dentro do jogo, sentindo todas as facilidades e dificuldades de quem adora um desafio.

A missão do profissional de games é criar jogos que sejam diferentes dos que já foram lançados no mercado.

A originalidade e o domínio de ferramentas contam na hora de produzir um produto que será consumido por usuários com diferentes perfis e expectativas.

Senhor-jogando-realidade-virtual

Você poderá atuar em empresas que trabalham especificamente com desenvolvimento de jogos, contribuir em agências de publicidade e propaganda, criar animações em trabalhos freelances ou ainda em produções de vídeos para ambientes corporativos e cinema.

Há um ranking de países com melhor desempenho em criação de games — a China lidera e é seguida de perto pelos Estados Unidos —, e o Brasil já ocupa um expresso 12º lugar, o que abre um leque de oportunidades para quem está começando agora e quer conciliar uma carreira de sucesso com uma boa remuneração.

A tecnologia avançou, e o mundo ganhou uma nova versão, repleta de virtualidades e usuários que veem nos jogos um entretenimento seguro, divertido e que, mesmo a distância, conecta pessoas do mundo inteiro. A inovação chegou também no modo como crianças e jovens desenvolvem habilidades e competências, e nisso os jogos podem contribuir.

Paisagem-de-games
Moça-escrevendo-num-caderno

Você deve estar se perguntando onde fazer um curso de desenvolvedor de games, já que ainda não vemos uma grande divulgação e boas escolas com expertise para ofertar um curso de relevância.

A New Center é uma empresa que acredita na interação entre o homem e a máquina e propõe que essa comunicação seja saudável e educativa.

Com um método de ensino diferenciado no mercado, incentiva os alunos a desenvolverem não só o cronograma do curso, mas também características pessoais importantes para o dia a dia.

Não perca tempo e garanta o seu futuro com uma profissão em destaque no mercado. Se a demanda é alta e a mão de obra escassa, é exatamente para esse panorama que seus olhos devem estar voltados e assim caminhar à frente de tantos jovens que, como você, estão em dúvida do que fazer da vida depois do ensino médio.

Você curtiu saber que existe um curso para desenvolvedor de games? Continue, então, visitando o nosso blog e leia agora mesmo sobre o Curso de Desenvolvedor de Games 3D e saiba tudo que você tem a aprender assim que efetivar a sua matrícula!