Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, quem não se capacita dificilmente consegue se destacar. Ainda mais entre os inúmeros outros profissionais que também buscam por uma boa colocação.

Neste cenário, os cursos profissionalizantes passam a ser não somente um atrativo, mas uma vantagem competitiva interessante para aqueles que desejam alavancar de vez uma carreira. 

Um-homem-entre-a-cidade-grande

Entretanto, sabemos que, devido à rotina puxada, quem está prestes a dar esse primeiro passo e ingressar em um novo curso muitas vezes se questiona!

Como conciliar o trabalho? Os estudos? Ou os compromissos pessoais?

Por esse motivo, é importante optar pela modalidade de ensino que mais se adéque às suas necessidades. 

Um-rapaz-avaliando-uns-Cursos-EAD

Já parou para pensar que os cursos EAD podem ser ideais para você?

No artigo de hoje, separamos as principais características da modalidade a distância, bem como em quais situações ela é a mais indicada. Acompanhe!

O que são cursos EAD?

Antigamente era preciso se deslocar até uma escola ou qualquer outra instituição de ensino para participar de um curso.

Hoje, com as inúmeras vantagens práticas que a internet nos trouxe, é possível cursar até mesmo o ensino superior em casa, de frente ao computador. 

A-visualização-de-um-cursos-EAD

Dessa forma, os cursos a distância — os cursos EAD — se tornaram uma realidade constante na vida de jovens e adultos.

Todos que buscam se preparar para as demandas do mercado de trabalho. 

Para ingressar em um, basta contar com um computador que possua acesso à internet.

Todas as aulas, videoaulas, apostilas e demais materiais didáticos, fóruns, chats, exercícios e até mesmo provas, estarão em um único ambiente virtual, no qual apenas os alunos matriculados (e também os professores, é claro) possuem acesso. 

Quais as principais características do ensino a distância? 

Quem opta por um curso na modalidade a distância pode contar com uma série de vantagens. Entre elas: 

Flexibilidade

O aluno de um curso a distância conta com um benefício certamente interessante: montar os seus próprios horários! 

Isso porque ele tem a opção de escolher quando e onde estudar, não ficando preso apenas aos horários determinados pela escola. 

Dessa forma, as pessoas que trabalham — tanto em casa como fora — poderão se dedicar aos estudos durante aquele tempo em que estiverem livres. 

Além disso, como já explicamos anteriormente, os materiais e as aulas ficam disponíveis a todo o tempo na plataforma online, o que reforça ainda mais essa flexibilidade. 

Custo reduzido

Na maioria dos casos, os valores dos cursos EAD costumam ser bem mais baratos do que os daqueles ofertados na modalidade presencial.

Além disso, a economia aqui se estende também aos custos extras necessários para quem estuda presencialmente, como explicaremos no item abaixo. 

Custo x benefício

 O aluno de um curso a distância não precisará arcar com custos de deslocamento, uma vez que estudará em casa, em frente ao computador.

Gastos extras com alimentação também não existem aqui, já que ele também não vai precisar pagar por almoços ou lanches na escola. 

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado

Talvez uma das principais vantagens competitivas dos cursos EAD atualmente é que eles são, em sua maioria, focados nas demandas e necessidades do mercado de trabalho.  

Isso porque o método de ensino na modalidade a distância faz com que o estudante acabe desenvolvendo características amplamente valorizadas, como:

  • autodisciplina;
  • iniciativa;
  • motivação;
  • compromisso;
  • organização;
  • praticidade na resolução de problemas;
  • facilidade em relação à gestão de tempo. 

Qual é o RH que não sonha com um profissional que carregue consigo essas habilidades, não é mesmo? 

Em quais situações os cursos EAD são mais indicados? 

Agora que já conhecemos alguns dos principais benefícios dos cursos EAD, é preciso entender que eles são, de modo geral, uma boa opção quando: 

O aluno precisa conciliar trabalho e estudo

O EAD é ideal para aqueles alunos que não têm condições de abrir mão do emprego ou buscam trabalhar ao mesmo tempo em que fazem o curso.

Também é indicado para quem já está no mercado e quer turbinar a carreira. 

Moço-num-escritório

O aluno quer se capacitar antes de ingressar no ensino superior

Quem tem vontade de ingressar na área que gosta sem ter que, necessariamente, fazer faculdade primeiro, pode fazer um curso EAD.

 Neles há uma maneira de conhecer mais de perto a profissão, de modo a analisar se realmente se identifica com ela. 

Trata-se de uma maneira interessante de ganhar experiência e refletir sobre a carreira que deseja seguir, não é verdade?

Por esse motivo, é comum que muitas pessoas enxerguem nos cursos profissionalizantes, por exemplo, um ótimo caminho rumo ao primeiro emprego

É a única opção que se encaixa no orçamento 

Ainda que o aluno tenha tempo disponível para um curso presencial, é necessário levar em consideração os custos com mensalidades, transporte e alimentação. 

Como o mercado enxerga os cursos EAD? 

Uma dúvida comum entre as pessoas que buscam saber mais sobre os cursos EAD é se eles carregam a mesma aceitação que os presenciais perante o mercado de trabalho.

Aqui, a resposta é: sim!

Os cursos profissionalizantes, por exemplo, formam — de maneira prática e eficiente — profissionais aptos a exercer suas funções.

É colocando em prática características fundamentais exigidas pelas 

Um-rapaz-com-um-rapaz-mais-velho

organizações nos dias de hoje, como as que já mencionamos anteriormente. 

Além disso, em um processo de seleção, por exemplo, há cada vez mais profissionais de RH já preparados para enxergar essas competências específicas nos candidatos que realizaram um curso a distância. 

Sendo assim, a ideia equivocada de que os cursos EAD são mais fáceis e menos valorizados definitivamente ficou no passado. 

Onde fazer um bom curso a distância? 

Por último, mas não menos importante, é essencial que você escolha uma boa escola, que ofereça cursos EAD de qualidade, conte com professores especializados, 

Um-bonequinho-não-sabe-onde-fazer-seus-cursos

possua uma reputação positiva e boa infiltração no mercado. 

Pronto! Agora você já conhece como funcionam e quais as principais características dos cursos EAD.

Esperamos que, com as dicas do post, escolher a modalidade que mais se enquadra às suas necessidades tenha se tornado uma tarefa bem mais fácil.

Sendo assim, escolha aquele curso que mais tenha a ver com a sua área e habilidades e trilhe seu caminho rumo ao sucesso. Ainda não sabe qual?

Conheça em nosso e-book gratuito as vantagens de um curso profissionalizante!