Estudar à distância apresenta muitas vantagens, sobretudo em relação à flexibilidade que oferece aos estudantes. Em um contexto de crescimento dessa modalidade e em uma metrópole com ritmo de vida corrido, é natural se perguntar como avaliar a qualidade dos cursos EAD em SP.

Neste post, vamos explorar os principais pontos a serem considerados em um curso a distância, para que você possa fazer a melhor escolha. Continue lendo e confira!

Por que buscar uma autorização do MEC?

Para atuar legalmente e emitir diplomas que sejam válidos, a instituição precisa ser autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esses são dois processos diferentes e que não podem ser confundidos.

cursos EAD em SP

A autorização tem a ver com o credenciamento daquele curso no MEC e sua devida outorga para iniciar as atividades pelo órgão de educação. Já o reconhecimento é uma visita técnica que acontece após o curso estar funcionando, para ver se realmente atende aos critérios propostos.

Apenas ao fim desses dois processos é que a instituição estará devidamente pronta para emitir diplomas e agir totalmente dentro da lei.

Para que serve o Enade, CC e CPC?

O MEC utiliza critérios de avaliação que ajudam a ter maior controle e rigor sobre a qualidade dos cursos à distância oferecidos no Brasil. Afinal, essa modalidade também precisa da autorização e do reconhecimento do Ministério para poder atuar dentro da lei.

A seguir, vamos detalhar um pouco melhor para que serve o Enade, CC e CPC. 

Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade)

Todos os anos, uma prova é aplicada às mais diversas instituições de ensino para avaliar o desempenho de seus estudantes. Esse é um dos critérios levados em conta para avaliar tais faculdades e universidades.

Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Com nota de 1 a 5, o Conceito Preliminar do Curso (CPC) considera aspectos como o nível de formação e a atuação do corpo docente, a quantidade de profissionais trabalhando em tempo integral ou parcial, a infraestrutura, os recursos pedagógicos e o desempenho dos estudantes para pontuar o curso. 

Conceito do Curso (CC)

Em uma visita presencial aos polos dos cursos EAD, o MEC avalia as condições do local e os métodos utilizados no suporte ao estudante. Com nota de 1 a 5, é pontuado o conceito do curso oferecido.

Como verificar a qualidade dos cursos EAD em SP?

Para verificar a qualidade dos cursos EAD em SP, é possível visitar o site do MEC e checar a nota daquele de seu interesse. O processo é bem simples:

  • acesse o site do e-MEC e vá em “Consulta Avançada”;
  • na aba “Busca Por”, escolha “Curso de Graduação”;
  • em “Curso”, escreva o nome daquele de seu interesse;
  • em “UF”, selecione SP;
  • na aba “Modalidade”, opte por “A Distância”.

Como vimos, não é difícil descobrir onde vale a pena estudar. Agora que você tem as informações certas, aproveite para tomar a melhor decisão possível.

Também é possível visitar os polos presenciais e optar por uma instituição que ofereça locais próximos à sua residência ou ao seu trabalho, facilitando ainda mais a sua vida. Afinal, um dos maiores motivos de se procurar por um curso a distância está justamente na flexibilidade que ele oferece.

Se você gostou de saber como avaliar a qualidade dos cursos EAD em SP, aproveite para nos seguir no Facebook e continuar por dentro do nosso conteúdo!