Se você vem tentando entender como funciona o curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires, chegou a hora de saber mais sobre essa excelente formação para sua vida profissional.

Afinal, os cursos técnicos e profissionalizantes têm crescido bastante e colaborado para que as pessoas ingressem mais facilmente no mercado de trabalho.

Para quem busca formas de melhorar sua posição atual sem ter que passar pelo longo processo que é uma graduação, investir em um curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires pode ser uma ótima escolha.

Continue lendo nosso conteúdo e entenda o porquê.

Em que consiste um gestor empresarial?

O gestor empresarial é aquele que ocupa uma posição intermediária na organização, fazendo a gestão entre o que o administrador determina e aquilo que será repassado aos colaboradores na base da pirâmide organizacional.

curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires

Isso exige que ele entenda tanto as políticas administrativas do negócio quanto o dia a dia vivido pelos profissionais responsáveis pelas tarefas mais básicas.

Obviamente, é preciso ter uma visão global (mas prática e resolutiva ao mesmo tempo) sobre o negócio.

Por isso, os cursos livres profissionalizantes, voltados a ações pragmáticas, caem muito bem para aqueles que se identificam com a profissão.

Além do mais, trata-se de um excelente preparativo a quem pensa em seguir carreira e mais tarde fazer uma graduação ou até mesmo pós.

Qual é a diferença entre Gestão Empresarial e Administração?

O curso de Gestão Empresarial é uma formação livre profissionalizante, ou seja, você não recebe o mesmo título ou grau de conhecimento de uma graduação em Administração.

Mas seu perfil focado no mercado, com maior peso na prática e em teorias centrais sobre o assunto, faz com que seja uma ótima possibilidade para quem quer começar a ter a própria renda por meio de um trabalho qualificado.

alunos-estudando

Já o curso de Administração é uma faculdade, isto é, algo que levará no mínimo quatro anos.

Durante esse período, você verá uma série de teorias sobre o assunto e será testado sobre elas ao longo da formação. 

Trata-se de uma ótima opção para quem gosta da área, mas tem um caminho mais longo e que nem sempre resulta em ingressar no mercado de trabalho de forma tão imediata.

Tudo depende do foco da pessoa no momento e de como ela pode se adaptar melhor de acordo com suas possibilidades.

Muitas vezes, começar em um curso livre profissionalizante traz benefícios bem palpáveis — que mais tarde podem, inclusive, gerar as bases para ingressar na faculdade com os recursos, a experiência e o tempo necessário para aproveitar uma fase muito importante da vida.

Pense nisso e planeje-se da melhor forma possível.

Como funciona o curso?

Uma graduação em Administração leva anos para ser concluída e pode sair cara — por conta não só da mensalidade, mas também dos livros, dos materiais e das demais questões que fazem parte do orçamento da vida universitária.

Já o curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires dura apenas um ano e consegue preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Alunos-estudando
proprietária-satisfeita

O público-alvo inclui tanto as pessoas que querem abrir seu próprio negócio quanto aquelas que buscam se qualificar para exercer atividades profissionais mais bem valorizadas.

Muitos jovens que ainda não entraram na faculdade e estão em dúvida sobre o que fazer nesse momento na vida acabam encontrando em tal tipo de formação a alternativa ideal para sair do marasmo e começar a desenvolver autonomia no início da vida adulta.

Como a carga é de 144 horas totais, fica fácil conciliar com outras atividades (a exemplo de um curso pré-vestibular, que pode servir para mais tarde ingressar na faculdade).

Além do mais, com o próprio dinheiro ganho no trabalho, é possível bancar uma graduação e se planejar para usufruir do curso superior de forma mais íntegra.

Quais são as principais disciplinas do curso?

Como vimos, tanto a formação em gestão empresarial quanto a atuação do profissional têm um viés bem global e procuram abranger diferentes aspectos administrativos. Algumas das principais disciplinas que poderíamos destacar no curso são:

Principais Disciplinas
  • contabilidade;
  • secretariado;
  • departamento pessoal;
  • matemática financeira;
  • criatividade na Gestão de Empresas;
  • técnicas de Vendas e Telemarketing.

Por meio desses conteúdos, o profissional se capacita para enxergar as diversas potencialidades e os desafios da empresa, pensando nas soluções apropriadas para cada caso.

Não é à toa que, cada vez mais, colaboradores de visão abrangente são valorizados e desejados por empreendimentos diversos.

 

Como está o mercado para o gestor empresarial?

Grupo-em-sala-de-reuniões

O mercado para o gestor empresarial é sempre aquecido justamente pelo fato destacado no tópico acima.

Vivemos em uma sociedade que forma muitos especialistas, mas tem poucas pessoas capazes de integrar as diferentes visões e tarefas que fazem parte do bom funcionamento de qualquer negócio.

Por ter o tino necessário, o gestor empresarial se torna um profissional cobiçado pelas organizações que precisam de pessoas capazes de ligar os pontos e enxergar resoluções até então não vislumbradas.

Esse é certamente um dos principais motivos que facilita o ingresso no mercado de trabalho por quem forma no curso.

Mulher fazendo anotações

Que características são exigidas do profissional?

Proatividade, mente aberta e constante aprimoramento: podemos dizer que esse é o tripé do bom gestor empresarial.

Como observamos ao longo do post, é preciso enxergar além do óbvio e estar preparado para resolver conflitos, alinhar tarefas ou expectativas dentro da empresa e delegar responsabilidades — o que só um profissional proativo e preocupado em buscar pelo crescimento pode realizar.

Se você tem essa pegada e acredita que o curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires é uma boa opção para o seu caso, certamente poderá colher bons frutos.

No mundo atual, é imprescindível ter alguma formação que o faça se diferenciar. Lembre-se: não ficar na zona de conforto é o melhor que uma pessoa pode fazer. Não abra mão dos seus sonhos e arregace as mangas para construir o futuro que tanto almeja.

Caso tenha gostado de ver mais informações sobre o curso de gestão empresarial em Ribeirão Pires, não deixe de entrar em contato conosco. Nossa formação é a ideal para o crescimento que você vem buscando.