Entender melhor sobre o curso de auxiliar de veterinário o ajudará a saber se essa formação é realmente para você e se a grade curricular e as tarefas diárias da profissão vão ao encontro do que você busca. 

Afinal de contas, no momento de escolher o que estudar para adentrar no mercado de trabalho, é normal surgirem dúvidas — sendo preciso pesquisar bastante antes de optar por qual caminho seguir.

Esse curso pode trazer boas oportunidades, sendo assim, vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele. 

Para entender o que faz o auxiliar de veterinário e o que você encontrará depois de formado, continue lendo e aprenda com as informações que reunimos! 

 

Qual é o objetivo do curso de auxiliar de veterinário?

Auxiliar-veterinária-curso de auxiliar de veterinário

O auxiliar de veterinário — também chamado informalmente de veterinário dos pets — é aquele profissional capaz de ajudar o médico que trata dos animais, bem como realizar alguns atendimentos pontuais de acordo com seu conhecimento.

O objetivo do curso para essa área é capacitar o colaborador a tomar as decisões e realizar os procedimentos corretos desde o momento do atendimento até o tratamento propriamente dito.

Isso envolve questões diversas e que passam por alguns pontos importantes, como:

Cuidados
  • cuidado com a própria higiene, normas e procedimentos de biossegurança;
  • reconhecimento dos remédios e demais fármacos utilizados para tratamento animal;
  • técnicas de abordagem e contenção de cães e gatos;
  • conhecimento sobre os parâmetros vitais básicos que são primordiais em situações de primeiros socorros;
  • conhecimento sobre a vestimenta, instrumentalização e paramentação necessárias para uma execução eficaz e segura das tarefas de auxiliar;
  • noções sobre primeiros socorros, atendimento emergencial, sala de emergência e UTI.

Esses diferentes pontos são apenas um resumo das questões principais que você verá em um curso de auxiliar de veterinário.

Por meio deles, é possível ter uma boa noção do que esperar dessa formação.

Para quem o curso de auxiliar de veterinário é indicado?

Como já mencionamos, não basta simplesmente gostar dos pets e ter afeição por eles.

Cachorro

Existem momentos críticos em que você precisará lidar com situações drásticas e que exigirão envolvimento com o sofrimento daquele animal — o que vai muito além do aspecto contemplativo e divertido que costuma guiar nossa relação com esses bichos.  

Sendo assim, uma boa dose de racionalidade para lidar com situações como essas conta como um ponto essencial de sucesso na profissão.

Obviamente, quem escolheu atuar nessa área tem, sim, carinho pelos pets, mas essa admiração não se limita só aos bons momentos, ou seja, eles são preparados para darem o melhor de si nas adversidades.

Se você tem esse equilíbrio, saiba que pode se dar muito bem unindo sua paixão por bichos e o desejo de trabalhar profissionalmente com eles.

 

O que faz o profissional auxiliar de veterinário?

A essa altura, você já deve estar se perguntando sobre como é o dia a dia do auxiliar de veterinário, não é mesmo? Pois bem, perceba que a atuação desse profissional é bastante ampla e diversa, podendo ir além dos hospitais e clínicas dedicados ao tratamento animal.

Abaixo, elencamos os principais aspectos relacionados à profissão. Acompanhe:

Aspectos principais
  • auxiliar o médico veterinário em tarefas diversas — que vão desde assistência clínica, diagnóstico e urgências até cirurgias;
  • fazer a preparação (separação, limpeza e organização) do material a ser utilizado no atendimento, inclusive, nos casos cirúrgicos;
  • organizar todo o espaço de atendimento, tratamento e intervenção cirúrgica a fim de que esteja sempre operacional;
  • realizar a higienização dos animais e demais cuidados necessários ao atendimento e tratamento;
  • realizar o atendimento ao cliente, cadastro e encaminhamento dos animais;
  • fazer a gestão da agenda do médico veterinário relativa ao atendimento e ao tratamento dos pets;
  • atender ao público em pet shops, inclusive, solucionando dúvidas técnicas a respeito do trato ao animal.

Com os diversos pet shops existentes hoje, a atuação do auxiliar veterinário tem se expandido bastante — até porque muitos desses estabelecimentos também integram clínicas em seu espaço, fazendo com que o trabalho do profissional não se limite apenas aos locais especializados.

 

Como é o mercado de trabalho para o auxiliar de veterinário?

Clínica-veterinário

Olhe a sua volta. Você provavelmente conhece alguém que tem ao menos um bicho em casa, não é mesmo?

Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2013, revelou que a média por habitante no Brasil é de 1,5 animal de estimação.

É como se cada brasileiro tivesse de 1 a 2 pets consigo — o que gera uma demanda incrível para o mercado dessa área.

O estilo de vida mais individualizado que vem tomando força nas últimas décadas ao redor do mundo, somado às próprias instabilidades econômicas do Brasil, tem feito com que muitas pessoas prefiram ter um pet e cuidar bem dele do que assumir as responsabilidades e investimentos de constituir uma família, por exemplo. 

Como esse cenário está longe de mudar e o mundo parece caminhar para uma conscientização maior sobre essas escolhas, o provável é que esse mercado só continue crescendo.

Boa parte dos hospitais e clínicas especializadas têm uma média de 8 auxiliares por repartição e, mesmo nos pet shops, é corriqueiro contar ao menos com um auxiliar para prestar informações balizadas aos clientes.

Assim sendo, oportunidades não faltam e é importante se preparar para elas.

Pense que a profissão de auxiliar de veterinário pode ser um ótimo pontapé para adentrar no mercado de trabalho, já que a remuneração média costuma ficar em R$ 2.000,00.

Tal salário pode ser reinvestido em uma graduação na área ou mesmo em cursos específicos que lhe ajudarão a se destacar ainda mais naquilo que está fazendo.

Conclusão

Como você pode ver, é completamente possível se beneficiar da escolha de se formar em uma profissão como essa.

As chances de atuação são diversas e o salário inicial pode prover um bom sustento para quem está apenas começando a carreira.

Se preparando bem e agindo com segurança e responsabilidade, o profissional pode se destacar e colher os frutos almejados.  

Se você gostou de saber mais sobre o curso de auxiliar de veterinário, aproveite também para conhecer como é o trabalho desse profissional com animais de pequeno porte, como cães e gatos!