Você já deve ter percebido aí na sua cidade que é difícil ver uma farmácia fechar, não é mesmo?

Muito pelo contrário, o número de farmácias só tem crescido e a grande verdade é que o setor farmacêutico é uma área que não é muito afetada pelas crises.

Alguém que precise economizar pode até diminuir o seu investimento no entretenimento, na compra de roupas, entre outros itens que no momento parecem supérfluos, mas, normalmente, prioriza a saúde e mantém uma reserva de segurança para medicamentos.

Farmácia

Neste post vamos falar sobre o curso de atendente de farmácia e a importância do desenvolvimento das competências e habilidades de atendimento, compreensão de receituário e conhecimento do universo técnico farmacêutico que permite ao aluno se preparar para uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

O que faz um atendente de farmácia?

O profissional atendente de farmácia é o responsável pelo contato do cliente com o estabelecimento.

Todo o trabalho desempenhado por um atendente de farmácia é fundamental para garantir que o cliente saia satisfeito e volte outras vezes atraído pelo atendimento e excelência.

A forma como o atendente aborda o cliente será essencial para fidelizá-lo ou fazê-lo nunca mais retornar, por isso, podemos dizer que é o atendente quem vai “dar a cara” do estabelecimento.

Farmacêutico

Se há muitos anos os motivos de procura do consumidor por uma farmácia se restringiam, basicamente, à compra de medicamentos, os estabelecimentos da atualidade se modernizaram e passaram a disponibilizar nas prateleiras itens diversos, desde cosméticos a guloseimas.

O atendente tem então como função, um atendimento multifacetado que depende do que o cliente está buscando na loja. Independentemente das especificidades, um bom atendente deve conservar o tom ameno e empático em relação ao cliente.

Pequenos gestos e gentileza fazem toda a diferença para um cliente que tem uma gama de possibilidades concorrente, por isso, mesmo com um foco voltado diretamente para o atendimento de balcão e corredor, o trabalho do atendente vai muito além!

estoque

Ele também é responsável pela organização dos produtos no estabelecimento, a gestão e compra de estoque e também a operação do caixa.

Embora algumas habilidades, como interpretação de uma prescrição, sejam atribuições do cargo, vale lembrar que o atendente trabalha sob a supervisão de um farmacêutico ­— o único autorizado a indicar ou prescrever receitas dentro de uma farmácia.

Juntando isso ao fato da maior conscientização da população quanto à importância de se ter práticas saudáveis cotidianamente, é possível entender o crescimento do setor farmacêutico e a importância do profissional do atendimento.

Consequentemente, surge também a demanda por profissionais capacitados que possam atuar nessa área.

A oferta de emprego tem um volume mercadológico favorável, mas em muitos casos faltam perfis qualificados para preencher as vagas em aberto

Qual é o perfil desejado para essa função?

A característica mais relevante é a habilidade de lidar bem com as pessoas.

Ser simpático, atencioso, bom ouvinte e responder com a segurança de quem conhece bem o negócio é o ponto principal para quem deseja entrar nessa área.

Farmacêutico

Você atenderá públicos de diversas idades –  a paciência é outra característica muito importante é ser paciente e tirar todas as dúvidas daqueles clientes com dificuldade de compreensão das respostas ou orientações durante o seu atendimento.

Alguns clientes podem tomar um pouco mais do tempo de atendimento. Faz parte da postura do atendente não parecer entediado diante do cliente. São essas pequenas atitudes que transmitem a confiança e fidelizam um cliente.

Balconista

O cuidado com a aparência também é algo que não pode ser ignorado nessa profissão. À frente do balcão, você também faz parte da imagem da loja e a confiança se estabelece desde o primeiro contato visual.

Se você for desleixado, a consequência direta será transmitir a ideia de que todo o estabelecimento segue esse padrão. Sendo assim, se cuide! Mantenha o uniforme sempre limpo e a higiene pessoal em dia.

Quais são os benefícios de ser um atendente de farmácia?

Muitas profissões funcionam como um experimento para quem ainda não tem uma formação ampla ou experiência vasta.

Ao atuar como atendente de farmácia você terá contato diário com a área e essa é uma excelente porta de entrada para estudar ainda mais e se tornar um farmacêutico.

Mesmo que esse não seja o objetivo, fazer o curso de atendente de farmácia, conquistar uma vaga de emprego e trabalhar corretamente para manter a empregabilidade vai possibilitar que você invista em um curso superior dos sonhos ou conquiste alguns bens que dependem de uma renda fixa.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para essa área é bastante amplo e promissor. Com a expansão das redes de drogarias, muitas novas vagas têm sido abertas, inclusive com plano de carreira, o que quer dizer que as chances de uma carreira longa e bem-sucedida só dependerão dos seus esforços.

Como dissemos no início deste post, nem sempre é possível selecionar candidatos com o nível de conhecimento exigido, por isso, fazer um curso profissionalizante é a melhor forma de ter seu currículo destacado entre os concorrentes.

Algumas farmácias podem dividir os atendentes em funções como júnior, pleno e sênior, podendo chegar até a gerência do estabelecimento.

Cada nomenclatura tem um nível de conhecimentos e atribuições que distinguem o escalonamento hierárquico e criar oportunidades dentro da própria empresa.

Prateleiras-de-remédios

Essa é uma estratégia de retenção de talentos — valorizando a evolução do conhecimento de cada funcionário — e, ao mesmo tempo, de alteração salarial para que o atendente sinta também que está evoluindo nesse quesito.

Os atendentes de farmácia são capacitados para atuar não só em drogarias, mas também em farmácias de manipulação e unidades básicas de saúde, sempre supervisionados e com restrições sobre a prescrição ou indicação de medicamentos.

Pirâmide-de-trabalho

Quanto ganha um atendente de farmácia?

Não é possível responder a essa pergunta precisamente, já que ainda não existe um piso salarial definido para a categoria.

O salário dependerá da empresa que você trabalhará e também do nível de experiência que você já adquiriu.

Salário-do-atendente de farmácia

Entretanto, embora não oficialmente, o site de profissões Catho define a média nacional desse segmento, algo em torno de R$ 1200,00 – esse valor também pode variar bastante segundo a região do Brasil.

No Sudeste e no Sul, os salários são bem mais altos do que no Norte e Nordeste.

Um dado interessante que você deve observar e considerar para escolher um curso que dará oportunidade de inserção no mercado de trabalho, é que, em relação a essa mesma função em outras indústrias, a da área farmacêutica é a que paga melhor.

O que é necessário para exercer a função

A lei não impõe nenhum tipo de qualificação ou regulamentação específica para atuar nessa função, porém o mercado exigirá alguma profissionalização, uma vez que essa é uma área muito técnica e os conhecimentos serão necessários na hora de atender um cliente.

Diferentemente de funções de atendimento em outras áreas, como em lojas ou estabelecimentos alimentícios, a função de atendente de farmácia requer maior responsabilidade, pois o profissional lidará com um fator importante da vida humana, a saúde.

Uma-mulher-medindo-pressão

Assim, um erro seu pode trazer consequências sérias. Por isso, o mercado costuma exigir algum tipo de qualificação e, certamente, se manterá empregado quem não só atender aos pré-requisitos, mas, mostrar que de fato absorveu os conhecimentos durante o período de estudos.

Esses conhecimentos — características e especificações técnicas de medicamentos, nomes de laboratórios, técnicas de atendimento, conhecimento fiscal, financeiro e logístico — são cada vez mais exigidos em farmácias que se preocupam com o bom atendimento.

Você deve estar se perguntando, onde todos esses conhecimentos serão aplicados, certo? Como a função de atendente não se limita a ficar apenas atrás de um balcão durante todo o dia, entender sobre as demais atividades da farmácia permite um atendimento mais completo ao cliente.

 

O que você aprenderá em um curso de atendente de farmácia?

Deixamos para explicar nesse tópico, pois é exatamente por isso que você precisa de um curso profissionalizante.

Para aprender não só sobre atendimento, mas sobre o funcionamento completo de uma farmácia.

O curso de atendente é bastante abrangente quanto à atuação do profissional. Por conta desse conhecimento mais plural, o candidato que tem essa qualificação se torna muito mais desejado na hora da seleção por vagas.

Alunos-em-aula

Para exemplificar, uma pessoa que se qualifica nessa área aprende sobre o atendimento ao cliente, técnicas de venda, ética, organização do estabelecimento, armazenamento e gestão de compras de estoque, descarte adequado de lixo hospitalar e também a operação de caixa.

Todas essas disciplinas resultam em um certificado e contribuem para o currículo do candidato, deixando-o à frente em relação à concorrência, além de abrir a mente e ser uma prévia para continuação futura do aprendizado com um curso superior de Farmácia, por exemplo.

É claro que a boa assimilação dependerá do seu empenho, dedicação e participação ativa em todas as aulas e atividades propostas.

Ser um aluno interessado e curioso ajuda a formar o perfil de um profissional que estará sempre empenhado em executar o melhor trabalho para destacar a si e à farmácia.

Como escolher o melhor curso de atendente de farmácia?

Quando dissemos que a oferta de vagas é grande e que as farmácias têm dificuldades em efetivar boas contratações é porque realmente a área carece de quem entende bem o trabalho que estiver executando.

O desempenho das funções de um atendente de farmácia determina a visibilidade e a confiabilidade que o cliente impõe ao estabelecimento, por isso muitas farmácias preferem esperar pelo perfil adequado a realizar contratações baseadas exclusivamente na necessidade.

Para escolher o melhor curso, considere alguns aspectos!

Busque informações em fontes confiáveis

Procure por cursos referenciados que tenham boa indicação de pessoas sérias e comprometidas com o aprendizado.

Entre em contato com a empresa que disponibiliza o curso, seja via site, telefone ou pessoalmente, para conhecer os detalhes e tirar todas as dúvidas.

As redes sociais permitem hoje uma pesquisa mais aprofundada sobre diversos cursos e você pode, inclusive, buscar por informações e debater que façam menção à instituição promotora do curso de atendente de farmácia que você deseja contratar.

Verifique o conteúdo ofertado

Não faça uma escolha baseado no que é vendido apenas. Deseje conhecer o conteúdo que será ministrado durante o curso e toda a carga horária correspondente, para saber se será o suficiente para absorver a teoria e alguma aplicação prática.

Veja cada módulo e confronte com o que deve ser mesmo necessário para um bom atendimento de farmácia.

Certifique-se de que o curso será objetivo e prático, para em pouco tempo você se sentir mesmo preparado para disputar uma oportunidade de emprego.

Saiba o que quer

Saber o que quer, ajuda a avaliar as ofertas de cursos do mercado.

Faça perguntas a si mesmo baseado nos atendimentos que você já presenciou em farmácias. Quais aspectos do curso você deseja que sejam abordados?

Com essas respostas você fará a busca por um curso que corresponda às suas expectativas e prepare você para ser o melhor atendente de farmácia em um raio de muitos quilômetros.

Vale a pena entrar nesse mercado?

Ser um atendente de farmácia é uma ótima opção para quem busca o primeiro emprego ou até mesmo para quem procura recolocação ou fazer uma mudança de área e precisa se preparar melhor.

As vagas costumam ser fartas e os salários justos, sempre com a possibilidade de aumentar conforme a experiência e crescimento na empresa. Porém, para obter esse crescimento profissional, é preciso muita dedicação, buscar sempre se atualizar e demonstrar resultados efetivos na conquista de clientes.

Dúvida

Como foi possível perceber, essa profissão é uma boa opção para aqueles que buscam pela primeira oportunidade de trabalho e também testar habilidades interpessoais e experimentar um segmento para uma possível continuidade de estudos a nível superior.

Se você deseja estar à frente dos seus concorrentes, é necessário investir em um bom curso de atendente de farmácia.

Assim, você já mostra para o mercado que está bem preparado e é o melhor perfil a ser disputado pelas boas empresas farmacêuticas.

Se você deseja saber mais detalhes sobre esse curso, entre em contato conosco. Nós da New Center oferecemos cursos presenciais e a distância há mais de 20 anos. Certamente, temos a melhor opção para você.