Você sabe como funciona o trabalho de um atendente de farmácia?

Se antes as lojas comercializavam apenas remédios ou aplicação de injeções, hoje, o atendimento é amplo em um espaço que também oferece perfumaria, com vendas de balcão e prateleira.

Acompanhar o cliente desde a sua entrada na loja até o pagamento no caixa requer do atendente um conjunto de competências e habilidades em seu perfil profissional para proporcionar uma experiência agradável o suficiente para fidelizar e fazê-lo retornar na próxima necessidade.

Se você está se preparando para ingressar no mercado de trabalho e deseja entender mais sobre a área farmacêutica e como atender com excelência, descubra, neste post, que existem cursos voltados para o segmento e posturas que você pode adotar para se tornar um profissional diferenciado.

Boa leitura!

O que esperar de um atendente de farmácia?

Caixinha-de-remédios

Farmácia é um estabelecimento de comercialização de medicamentos prescritos ou de livre consumo, além de itens de perfumaria e materiais para cuidados com a saúde.

É o tipo de negócio de maior presença em todo o território nacional pela importância e pelo uso obrigatório de medicamentos que mantêm a saúde de muitas pessoas.

Para atender com eficiência, de acordo com o tamanho da loja e a demanda do mercado, esse estabelecimento dispõe de um quadro de funcionários bem distribuído — farmacêutico, caixa, atendente, motoboy, faxineiro, comprador, assistente — que executa as tarefas com zelo e dedicação.

A imagem da empresa está refletida no atendente e na eficiência do trabalho.

Um bom atendente de farmácia está preparado para orientar quanto à prescrição em uma receita ou um produto da gôndola, tomando o cuidado para auxiliar o cliente sem, contudo, tendenciar a compra.

Conheça algumas das qualidades e competências esperadas de um atendente de farmácia no dia a dia de trabalho!

Atender com simpatia e paciência

O contato direto com o cliente é inevitável para quem exerce a função de atendente e você deve se mostrar disponível, simpático e com conhecimento suficiente para orientar, principalmente clientes idosos, quando indagado sobre algum medicamento ou produto.

Gentileza gera gentileza e o dia de um cliente poderá mudar completamente se encontrar pela frente profissionais solidários e bem preparados para lidar com um público que tem expectativas diversas.

 

Enfermeiro-andando

Faça uso contínuo de palavrinhas mágicas — bom dia, boa tarde, boa noite, seja bem-vindo, obrigado, por favor.

Relacionar-se bem com as pessoas

Mulher-atendendo-homem

O relacionamento interpessoal é a chave de um comportamento cordial, pois se você estabelecer uma relação de confiança tanto com os colegas e a chefia quanto com o cliente, a relação evoluirá para a preferência e, consequentemente, a fidelidade.

Use um tom de voz baixo e amigável para que o cliente se sinta confortável mesmo na compra de medicamentos ou produtos que exponham alguma situação pessoal causadora de constrangimento, apostando sempre no atendimento humanizado e reservado.

Auxiliar nas tarefas organizacionais

Seja proativo e auxilie as atividades de toda a farmácia, ainda que não faça parte das suas funções específicas.

prateleiras

Ser um profissional solidário e participativo desperta a atenção do empregador para oportunizar capacitação e desenvolvimento a fim de que você ocupe cargos com melhor salário e mais desafios no futuro.

Ser comunicativo

A comunicação é fundamental não apenas com o cliente, mas também com todas as pessoas envolvidas nos processos — empregador, colegas, fornecedores, parceiros — para a melhor fluidez do trabalho, seguida do aumento da produtividade e da rentabilidade.

Ainda existe outro viés para a comunicação — jamais deixar um cliente sem resposta.

Assim, se você não souber solucionar um problema, peça licença e vá em busca de informação ou de quem possa ajudar, retornando com uma solução prática.

Atendente-de-caixa-atendente de farmácia

Causar uma boa primeira impressão

A satisfação e a experiência agradável do consumidor dentro de uma farmácia não devem estar atreladas apenas à necessidade de compra.

Com as muitas ofertas no mercado, o cliente da atualidade preza pelo atendimento, pelo cuidado e pela personalização do atendimento.

Seu interesse genuíno, independentemente do que o cliente busca, pode ser um diferencial de atendimento capaz de fazê-lo voltar todas as vezes que precisar de algo — do cotonete a uma receita de medicação contínua.

Também é importante, por tratar-se de um negócio voltado para a saúde, o bem-estar e a higiene, que você cause essa impressão ao cliente.

Desse modo, ele poderá se sentir impactado por essa imagem e consumir mais produtos que contribuam para um melhor estilo de vida.

Estoque-e-gestão

Fazer gestão de estoque

Embora a tecnologia e os softwares de gestão específica façam um excelente trabalho no registro de entrada e saída de mercadorias, por meio de um sistema integrado de vendas conciliando a receita no fechamento de caixa será possível apontar a necessidade de reposição, conferir o estoque e providenciar as compras em tempo hábil para não afetar o volume de vendas por ausência de item.

 

Quais são as principais atribuições da função?

Destaque-profissional

Muitas empresas definem as funções de cada funcionário para uma melhor gestão de cargos e salários, baseando as promoções na experiência e no desempenho individual.

No caso do atendente de farmácia, algumas atividades são essenciais para um desempenho satisfatório:

  • atender clientes de saúde e perfumaria;

  • interpretar receitas e orientar o cliente sobre as prescrições;

  • organizar e repor produtos nas prateleiras;

  • verificar o estoque;

  • assistir ao farmacêutico;

  • atentar para conservação e prazo de validade dos produtos;

  • colocar preço nos produtos.

É possível conseguir um trabalho como atendente de farmácia tendo somente o ensino médio como formação, mas, se você desejar ser um profissional mais abrangente, existem no mercado cursos profissionalizantes com conteúdos completos para preparar você melhor para o exercício dessa função.

Em um curso profissionalizante de atendente de farmácia, você pode aprender a interpretar receitas, noções básicas de anatomia e fisiologia, além de se configurar como um excelente teste vocacional e ajudar você a se decidir sobre dar continuidade à sua formação em um curso técnico ou superior no ramo farmacêutico.

Você curtiu essas dicas sobre as qualidades e as competências de um atendente de farmácia?

Então continue a visita em nosso blog, leia o texto “Curso de Atendente de farmácia: para quem é indicado?”, conheça detalhes interessantes e se torne um especialista no assunto!

Caso tenha se interessado pela área e deseja se profissionalizar como um farmacêutico, entre em contato conosco que lhe daremos todo o suporte e assistência. Estamos à disposição!