Com a conclusão do Ensino Médio, começa uma nova etapa — é hora de dar os primeiros passos na sua vida profissional.

Nesse cenário, optar por uma instituição que ofereça cursos profissionalizantes é uma excelente opção para quem ainda não decidiu qual caminho seguir, mas não quer ficar parado, e sim entrar logo no mercado de trabalho.

Com uma formação profissionalizante, você pode enriquecer o seu currículo e ter mais contato com a área profissional do seu interesse.

Isso é essencial para tomar uma decisão segura ao entrar na universidade, além de ter condições financeiras para bancar os seus estudos futuramente.

Mas, então, como escolher uma instituição de ensino que atenda aos seus anseios?

Para ajudar você a fazer a escolha certa, neste post vamos ver alguns fatores imprescindíveis para se verificar se o aprendizado é de boa qualidade e se, realmente, vai contribuir com a sua carreira. Continue lendo para conferir!

conversas-escolher uma instituição

1. Analise a credibilidade da instituição de ensino

A melhor forma de avaliar a credibilidade de uma instituição de ensino é conferir os índices de qualidade creditados pelos órgãos reguladores da educação.

Normalmente, essa informação pode ser encontrada em certificados oficiais no próprio site da empresa.

Também é importante pesquisar a reputação da instituição entre os seus ex e atuais alunos.

Essa busca pode ser feita tanto na internet, em plataformas de avaliação, quanto em conversas diretas mesmo.

Seja como for, procure saber quais são as impressões dessas pessoas sobre o serviço, se eles estão satisfeitos com a escolha que fizeram e se o que é oferecido no ato da matrícula corresponde à realidade do dia a dia.

2. Confira se o curso está disponível na sua região

Será que curso do seu interesse está disponível na sua cidade?

Esse fator é importante, principalmente, em termos financeiros — afinal, se a formação é ofertada apenas em uma cidade vizinha, você terá que gastar mais para se deslocar de um lugar para o outro e frequentar as aulas.

Localização

Então, verifique se existem unidades dessa instituição de ensino na sua localidade, qual é a distância da sua residência até ela e quais são as possibilidades e gastos com transporte que você vai ter.

Outra opção é considerar as instituições que oferecem o Ensino a Distância (EAD), que permitem a você estudar sem sair de casa, e no horário que você quiser.

Assim, a sua aprendizagem pode ser facilmente encaixada na sua rotina.

Mensalidades

3. Cheque os valores da mensalidade

Os cursos profissionalizantes são conhecidos por ter uma mensalidade mais acessível, já que têm uma duração menor em relação a uma graduação tradicional.

Ainda assim, existem diferenças nos valores praticados entre as instituições.

4. Conheça as opções de cursos profissionalizantes

Essa dica é especialmente válida para quem está na dúvida sobre qual rumo profissional seguir.

Conhecendo quais são as alternativas oferecidas pelas instituições, você pode escolher aquela que mais se aproxima das suas habilidades e está dentro do seu campo de interesse.

Engenharia
Gestão-de-empresas
Veterinária

Aqui, não tenha pressa, nem se deixe influenciar pela opinião dos outros.

Estude com calma todas as opções disponíveis, compare quais são os prós e contras de cada uma delas e veja se estão de acordo com as suas intenções de estudo.

Afinal, é do seu futuro que estamos falando!

5. Cheque a qualificação dos professores

Um ensino de boa qualidade depende de professores titulados e dedicados.

Então, além de conferir a instituição que oferece cursos profissionalizantes, para tomar uma decisão segura é indispensável checar quais são os professores que atuam nela.

Reunião

Informe-se sobre a formação, o histórico profissional e os eventuais artigos publicados por eles na sua área.

Mestres e doutores, por exemplo, estão sempre participando de projetos de pesquisa e por dentro das novidades do setor, o que os permite manter os alunos atualizados a respeito das melhores práticas do mercado de trabalho.

A experiência desses docentes também conta muito na hora da sua escolha. Para conhecê-la, acesse o perfil e o currículo dos professores, disponibilizado no site da instituição de ensino.

Para ir mais a fundo, é interessante ainda comparecer ao campus e conversar com o coordenador do curso e os próprios professores.

Assim, você pode conhecer o estilo de aula de cada um e sanar todas as suas dúvidas.

6. Pesquise sobre a grade curricular dos cursos

Entender o que espera por você ao ingressar no curso é fundamental.

Dessa forma, você não correrá o risco de escolher uma formação que não corresponde às suas expectativas, perdendo a motivação e abandonando o curso antes mesmo de conclui-lo.

Lista

Para isso, confira a grade curricular dos cursos, analisando quais são as disciplinas estudadas e como serão as aulas teóricas e práticas, bem como se elas estão em conformidade com as suas necessidades e as exigências do mercado de trabalho.

7. Considere o custo-benefício

A última dica, mas não menos importante, é refletir sobre todas as informações que você levantou até aqui.

Veja qual é o custo-benefício gerado pelas instituições de ensino que você pesquisou, considerando os benefícios e as desvantagens que elas oferecem.

Uma escola profissionalizante que oferece suporte para os seus alunos entrarem no mercado de trabalho depois do curso e materiais de ensino gratuitos, por exemplo, tem maior relevância que aquela que não disponibiliza nada disso.

Coloque todos esses fatores na balança para tomar a sua decisão!

Geralmente, um curso profissionalizante dura poucos meses, para fortalecer a sua formação em um curto espaço de tempo — ideal para quem busca o primeiro emprego.

Para garantir o sucesso e evitar transtornos, como vimos, é crucial escolher uma instituição que oferece cursos bem-conceituados no mercado.

Mas, colocando em prática as nossas dicas, você poderá escolher sem medo de errar!

Então, gostou do post? Agora que você já sabe como escolher uma instituição de ensino, que tal iniciar a sua jornada profissional? 

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!