Powered by Rock Convert

Se você acabou de sair de um primeiro emprego ou ainda está em busca de um, entender como conseguir uma recolocação profissional é um passo primordial no desenvolvimento da sua carreira.

Se é isso que você tem procurado, este post te ajudará a entender o que é preciso ser feito para chegar lá.

Afinal, quando ainda não se tem muita experiência no mercado de trabalho é natural que haja dúvidas sobre como esse processo funciona, e a solução para isso é buscar informações que direcionem essa caminhada da forma correta.

Por isso, continue lendo e aprenda com o que apontaremos a seguir. Boa leitura!

Atualizar seu currículo

Você já reparou com atenção como está seu currículo hoje? Será que não há nenhuma nova informação relevante e verídica que poderia ser colocada e que contribuiria para sua recolocação profissional?

Mesmo que você ainda não tenha ingressado no mercado de trabalho, considere que cursos profissionalizantes, mesmo os de curta duração, podem ser um ponto positivo.

Garota preenchendo um currículo -recolocação profissional

Pense também que experiências como trabalhos voluntários ou mesmo alguma atividade relevante que você tenha desenvolvido nos tempos de escola, como papéis de liderança em grêmios estudantis, organização de eventos e demais situações que demonstrem e exemplifiquem o seu potencial são uma boa opção de itens a serem inclusos em seu currículo.

Um currículo organizado, bem redigido e atualizado é o primeiro passo para que o recrutador leia esse documento e leve a sério o que está sendo apresentado ali.

Não subestime esse fato!

Painel-de-comunicação

Muitas vezes, a melhor forma de encontrar um trabalho é se relacionando com o meio no qual você quer se inserir.

Pense, por exemplo, em um jovem que acabou de sair do ensino médio e sonha em um dia se tornar veterinário, mas, primeiramente, quer ter contato com a área antes de decidir qual profissão exercerá.

Conhecer um dono de um pet shop, por exemplo, e começar a trabalhar ali como atendente pode ser uma excelente forma de ter uma experiência com esse campo, concorda?

Pois bem, o caminho mais eficiente de se colocar no mercado de trabalho é se aproximando das pessoas que já estão atuando na área que você quer ingressar.

É dessa maneira que elas ficarão sabendo do seu interesse em contribuir para o desenvolvimento daquela profissão e poderão te dar uma chance para isso. Fortaleça seu networking e crie oportunidades por meio da sua rede de contatos.

Balão-de-conteúdo-e-mídias-sociais

Cuidar do seu marketing pessoal

Quando for, por exemplo, se aproximar das pessoas de interesse da sua futura profissão, leve em conta seu marketing pessoal. Mas você pode estar se perguntando o que é marketing pessoal, não é mesmo?

Pois bem, marketing pessoal é uma forma de promoção pessoal que alinha quem você é com os objetivos que busca.

Na prática, isso significa que você não deve vender a imagem de algo que não seja, mas sim buscar os meios para estar a altura do que você projeta.

Uma boa forma de realizar isso é cuidar da aparência, vocabulário e estar sempre bem informado sobre a área em que quer atuar.

Assim, quando você se aproximar das pessoas que podem te empregar, elas enxergarão com mais rapidez e facilidade o que você tem a oferecer, aumentando as chances de alcançar seus objetivos com mais eficácia.

Não se trata de enganar alguém projetando uma imagem irreal de você mesmo, mas sim de investir em seu marketing pessoal para que seja capaz de demonstrar o seu melhor aos recrutadores e pessoas de interesse. Entenda isso e utilize essa ferramenta.

Definir novas metas e objetivos pessoais

Se você está sentindo que sua carreira profissional está estagnada ou está com dificuldades de encontrar o primeiro emprego, talvez seja hora de definir novas metas e objetivos pessoais, não acha?

Afinal, estagnação tem a ver com estar sempre pensando e agindo da mesma forma. Por meio de novos critérios para sua vida você consegue melhorar isso e alcançar aquilo que tanto vem buscando.

Mulher-sorrindo

Uma dessas novas metas e objetivos pessoais pode ser o aprimoramento de conhecimentos partindo do investimento em cursos profissionalizantes. É por meio de uma qualificação que você pode se tornar um candidato interessante a uma empresa e conquistar seu novo emprego.

Atualizar seus conhecimentos

Conforme adiantamos no tópico anterior, pensar em se qualificar é uma ótima definição de novas metas e objetivos pessoais. A atualização de conhecimentos entra como peça central nisso e é importante que você conheça alguns dos cursos profissionalizantes existentes hoje e que podem guinar a sua carreira profissional. Veja alguns exemplos abaixo:

Esses são só alguns dos exemplos de cursos extremamente estratégicos para recolocação profissional existentes na New Center.

Muitos outros como Banho e Tosa, relativo à área veterinária ou Cuidador de Idosos para quem pensa seguir carreira na saúde são ótimas opções. 

Mulher-trabalhando

Preparar-se para as novas oportunidades

Obviamente, se você vem buscando melhorias para sua vida profissional então deverá estar preparado para as oportunidades que chegarão. Saiba desde já que isso vai além dos cursos profissionalizantes que poderá fazer e pode incluir mudanças de hábitos e, até mesmo, algumas novas peças no guarda-roupa.

Afinal, você não vai querer chegar no seu novo emprego com velhas atitudes e a mesma aparência de sempre. Acordar cedo, se arrumar e preparar o espírito para essa nova jornada são detalhes cruciais que contribuirão para o seu sucesso.

Porte-profissional

Adote essas boas condutas e considere investir em algumas roupas que darão um tom mais profissional à sua aparência.

Às vezes, por questões que parecem pequenas como essas é que algumas pessoas conseguem se recolocar no mercado e outras não.

Como pôde ver, atingir seus objetivos profissionais é completamente possível desde que você se cerque das informações e atitudes corretas.

Aproveite que agora tem esses direcionamentos para mudar a forma como tem lidado com isso. Você verá que valerá a pena e conseguirá alcançar os resultados que vem buscando.

Se gostou de saber o que é preciso para conseguir uma recolocação profissional, aproveite para baixar nosso e-book sobre 5 profissões que podem complementar sua renda.