Para quem quer ingressar no mercado pela primeira vez, descobrir como conseguir trabalho sem experiência pode parecer uma aventura e tanto, não é mesmo? A boa notícia é que existem formas de alcançar esse objetivo mesmo que ainda não tenha trabalhado formalmente. 

Nesse artigo, vamos apresentar algumas estratégias importantes que você pode adotar para driblar esse paradoxo que é querer trabalhar mas ainda não ter a experiência necessária exigida pelas empresas. Continue a leitura e confira!

Tenha iniciativa

Nada impede que você inicie projetos pessoais ou mesmo com um grupo de amigos que estejam ligados à área em que você quer atuar. Isso poderá ser usado em seu currículo ou mesmo na entrevista, quando questionarem sobre suas habilidades para o cargo.

Qualquer-atividade-pode-render

Digamos que você goste de fotografia e queira trabalhar no ramo.

Talvez você possa começar um blog ou atuar nas redes sociais mostrando o seu talento. Quem sabe até consiga convites para trabalhos freelance a partir disso. Portanto, arregace as mangas e não espere por chances que você mesmo pode criar! 

Adquira novos conhecimentos

Desde cursos básicos oferecidos gratuitamente na internet até uma formação profissionalizante propriamente dita, é possível adquirir novos conhecimentos sem que isso seja algo extremamente difícil de ser feito.

Procure conhecer as opções existentes no mercado e veja qual melhor se adéqua aos seus objetivos, aptidões e interesses. Sabendo aonde se quer chegar e como realizar isso, fica muito mais fácil alcançar o crescimento desejado.

Obviamente, tanto no currículo quanto na entrevista de emprego, ser alguém formado faz toda a diferença e conta bastante na escolha do recrutador

cliente-de-consultoria

Não tenha medo de começar de baixo

Se estamos falando em um primeiro emprego, não espere começar em um cargo de diretoria. Entenda que muito provavelmente você iniciará por um nível mais baixo que o esperado, mas essa será a sua oportunidade de demonstrar competências e conquistar espaço dentro da empresa. 

A partir daí, você poderá finalmente ter a tão desejada experiência profissional e até mesmo conseguir outros cargos melhores. Não abra mão de pequenas oportunidades que poderão gerar frutos maiores no futuro.

Entenda o que o cargo pede

Nem sempre o que o recrutador avalia se resume à experiência profissional e nível de formação do candidato, ainda que esses sejam aspectos centrais de um processo seletivo de emprego. Outros detalhes fazem parte da escolha da empresa, como:

DETALHES
  • fit cultural: você pensa e age de forma alinhada com as práticas da empresa?
  • faixa etária e maturidade: certos cargos atendem melhor a certos tipos de pessoas em um momento específico da vida. Cargos mais elevados, por exemplo, geralmente são direcionados a pessoas com mais experiência de vida e de trabalho;
  • habilidades exigidas: mais que experiência e formação, pode haver habilidades como trabalhar em equipe ou atender pessoas com deficiência, por exemplo, que vão além de requisitos básicos daquele cargo.

Ser escolhido não tem a ver com uma questão pessoal, mas sim de âmbito profissional e prático.

Caso não consiga em um primeiro momento, não desista, tampouco encare como uma falha. Tudo isso faz parte do processo de ingresso no mercado de trabalho.

conversando-com-o-cliente

Como se pode ver, é completamente possível alcançar esse objetivo entendendo todos os detalhes do processo. Agora que você já sabe quais são, procure fazer sua parte para conquistar o que deseja.

Gostou de saber como conseguir trabalho sem experiência? Então, aproveite para baixar agora mesmo o nosso e-book 5 profissões que podem complementar a sua renda. Boa leitura!