Capacitação e qualificação profissional são ambas importantes, mas distintas uma da outra. Abrimos o texto já com essa constatação, para que fique claro do que cada uma se trata. Afinal, para conseguir trabalhar será preciso se qualificar e para continuar com a vaga, provavelmente passará por capacitações.

Ainda não entendeu muito bem do que estamos falando? Bom, não se preocupe. Com as informações a seguir ficará bem mais fácil você compreender o que conceito de uma palavra e outra. Apenas prossiga com a leitura e fique ligado nos direcionamentos a seguir.

Estudante-numa-aula

Qualificação profissional

Que tal começarmos falando sobre a qualificação profissional, a fim de diferenciar cada um desses termos? Pois bem, qualificação profissional tem a ver com os estudos, os fundamentos e a base técnica que você adquiriu e ainda vai adquirir ao longo da sua carreira.

Entram aí opções, como cursos técnicos e profissionalizantes, graduação, pós-graduação e quaisquer outras formas de conhecimento que deem a base necessária para adentrar no mercado de trabalho e exercer uma profissão.

Abaixo, destrinchamos algumas das características principais da qualificação profissional, a fim de que você tenha maior clareza sobre isso. Veja!

Base profissional

Bom, conforme adiantamos no início desse tópico, é a qualificação profissional que dará a base profissional para adentrar no mercado de trabalho.

Se você faz um curso de inglês, por exemplo, para melhorar sua competitividade na disputa por uma vaga ou cursos de informática, entre tantas outras áreas, como auxiliar de veterinária, web design, você se qualificará e aumentará suas chances de ser contratado.

É por meio dessa base profissional que você se preparará para o trabalho. Em um mundo cada vez mais informatizado e em constante transformação, é essencial que se invista em conhecimento para conseguir se sobressair.

 

Nível de escolaridade

Obviamente, o nível de escolaridade é um elemento fundamental no processo de qualificação profissional. Afinal, para uma pessoa estudar inglês no nível exigido pelo mercado terá que ter estudado antes português e outras matérias na escola.

Ter o ensino médio completo é obrigação para qualquer emprego, já há um bom tempo, e sem isso, as possibilidades de ascensão tornam-se restritas.

Cursos técnicos e, sobretudo, graduações entram como diferencial. Afinal, eles demonstram e comprovam que você tem algo além do básico a oferecer. Certos conhecimentos, que não foram adquiridos na escola, serão construídos a partir dessas formações posteriores, que só aumentam o seu potencial e oportunidades de trabalho.

Pós-graduação

 Certamente em termos de qualificação profissional, um dos mais altos níveis que se pode alcançar é a pós-graduação, tanto ao nível latu sensu quanto stricto sensu.

E o que esses termos em latim querem dizer, você pode estar se perguntando, não é mesmo? Bom, latu sensu, traduzido de forma simples, seria sentido amplo e abrange formatos de pós-graduação do tipo especialização, como MBA e outras formas de conhecimento ofertados após se graduar no ensino superior.

Já o Stricto sensu vai além e tem a ver com níveis mais elevados de formação, como mestrado, doutorado e pós-doutorado, geralmente voltados para quem quer dar aulas em universidades ou trabalhar com pesquisa.

 

mulher-apresentando-projetos-qualificação profissional

Capacitação profissional

Agora, chegou a hora de entendermos melhor que se trata a capacitação profissional. Geralmente, ela é ofertada depois que já se está no mercado de trabalho e as próprias empresas costumam investir em seus funcionários para que isso aconteça.

A capacitação serve para diversas finalidades, como: atualização de conhecimentos, aprimoramento, desenvolvimento de atividades específicas da profissão etc. A seguir vamos explicar com mais detalhes. Confira!

Crescimento contínuo 

Lembra quando dissemos que o mundo está cada vez mais informatizado e em rápida transformação?

Pois bem, muitas vezes, apenas o conhecimento adquirido em um curso profissionalizante, técnico ou graduação pode não ser o suficiente no médio e longo prazo.

Busque sempre o aprimoramento profissional

Exatamente, por isso, é necessário o crescimento contínuo do profissional para que não fique da sua zona de conforto.

Assim, as empresas realizam a atualização do conhecimento de seus colaboradores, investindo em cursos, workshops, palestras e tudo que poderá dar a eles uma visão mais precisa do que necessitam ter para realizar suas funções com excelência. Dessa forma, garantem o crescimento tanto do indivíduo quanto da empresa. Todos saem ganhando e os resultados são obviamente elevados.

Programação-e-códigos_

Evolução de habilidades 

Digamos que você tenha feito um curso profissionalizante de web design há alguns anos e, hoje, as ferramentas desse ofício tenham recebido severas transformações e atualizações que fazem com que o seu conhecimento esteja um pouco defasado.

Por consequência, a evolução de habilidades torna-se peça primordial para o desenvolvimento de qualquer negócio, a partir do aprimoramento da técnica de seus profissionais.

Assim sendo, mais uma vez, caímos na questão da zona de conforto. Se dar por satisfeito com um determinado conhecimento pode ser perigoso, pois limita as chances de crescimento e vislumbramento de novos horizontes.

A rápida transformação do mundo contemporâneo traz novas possibilidades o tempo todo, mas para aproveitá-las, é preciso estar preparado e a melhor forma de fazer isso é se qualificando.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Pense em alguém que realizou um curso profissionalizante de auxiliar ou atendente de farmácia e um dia sua rotina no trabalho muda com a chegada de uma nova série de remédios para o público idoso, por exemplo.

Pode ser que isso exija dele habilidades específicas no momento de dar as informações corretas e lidar com esses produtos.

Homem-usando-computador

Quando situações como essa acontecem, é comum o desenvolvimento de novas habilidades, a fim de que seu conhecimento seja atualizado e torne-se capaz de cumprir plenamente suas funções rotineiras.

Afinal, não é só no virtual que acontecem mudanças e elas sempre fizeram parte da vida e do mundo do trabalho, de uma forma geral.

Como pode ver, sair da zona conforto e ser disposto a aprimorar seus conhecimentos e habilidades, é parte natural e essencial desse processo em buscar de um lugar ao sol no mercado. Agora, que sabe disso poderá mudar a forma como lida com essas questões e alcançar o seu espaço.

Se gostou de saber mais sobre a diferença entre capacitação e qualificação profissional, aproveite para baixar nosso e-book, que explica em detalhes as diferenças entre cursos técnicos e profissionalizantes, a fim de ajudar a fazer a melhor escolha entre um e outro.